segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cultura-Década de 30


Os anos 30 foi uma época sangrenta para a humanidade. Hitler ascende ao cargo de chanceler na Alemanha e tem início a Segunda Guerra Mundial. Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929.

Foi nos anos 30 que as práticas de esporte popularizaram-se e se tomou gosto pela vida ao ar livre e pelos banhos de sol. Os mais abastados procuravam lugares à beira-mar para o veraneio. Seguindo as exigências das atividades esportivas, os saiotes de praia diminuíram, as cavas aumentaram e os decotes chegaram até a cintura mesmo em modelos de vestidos de noite.

Uma série de manifestações culturais – vinculadas a uma nascente indústria de lazer – emergia poderosamente, atingindo todos os segmentos sociais do mundo urbanizado. O rádio, o cinema e a música popular avançavam em grandes saltos. Começava-se a viver, então, a chamada Era da cultura de massas.

Nos anos 30, se fez o trânsito definitivo do cinema mudo para o cinema sonoro. A mulher dessa época devia ser magra, bronzeada, o modelo de beleza da atriz Greta Garbo. Seu visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro, foi também muito imitado pelas mulheres.

Aliás, o cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood, através de suas estrelas, como Audrey Hepburn e Marlene Dietrich, e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian, influenciaram milhares de pessoas.

Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short, que surgiu a partir do uso da bicicleta.
A  partir de 1930, nos Estados Unidos, a música popular passou a ser um fenômeno de proporções continentais. Os grandes programas de rádio eram ouvidos de costa-a-costa, facilitando o aparecimento de novos artistas e mitos da comunicação. As condições técnicas para gravação de discos e transmissões de longa distância vinham sendo aperfeiçoadas com muita velocidade desde o início do século XX, fazendo com que a qualidade do som também se tornasse um produto.

O samba expandiu-se de maneira rápida nos carnavais da década de 20 e alçou-se nacionalmente através do rádio e do cinema, nos anos 30, quando uma esfuziante safra de talentos criou melodias e canções inesquecíveis. Coube a Noel Rosa consolidá-lo através de uma sofisticada veia lírica, que se somou à irreverência do espírito carioca e ao registro realista dos costumes urbanos.

Brasil competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1932 em Los Angeles, nos Estados Unidos
Brasil competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim, na Alemanha com 94 atletas

As Eleições de 1933 ocorridas no dia 03 de maio se realizaram para a escolha da Assembléia Nacional Constituinte no Brasil, com 214 deputados eleitos pelo voto direto, e mais 40, eleitos paritariamente por entidades classistas de trabalhadores e entidades patronais.
Getulio Vargas foi o presidente

2 comentários: