domingo, 29 de maio de 2011

8°E GRUPO: A EXTRATIVISMO

                        Extrativismo
A modernização da lavoura do algodão com grandes plantios comerciais e a escassez de mão-de-obra no meio rural, contribuíram para a utilização, em larga escala, da mecanização do cultivo, sendo a colheita através de colheitadeiras automotrizes, um dos principais segmentos necessários para viabilizar a exploração da cultura em grandes áreas. A colheita mecanizada é extremamente vantajosa em relação à manual, pois os custos operacionais são reduzidos, há melhoria na qualidade do produto colhido, a colheita é feita com maior rapidez, o teor de impurezas é menor, evita a presença de contaminantes, além de  economia de mão-de-obra nas operações de recepção do produto colhido, pesagem e utilização de sacarias, o que inviabilizaria grandes extensões de cultivo.

No Brasil existem duas marcas de colheitadeira de algodão do tipo picker constituídas, em sua maioria, de 5 unidades colhedoras que, em condições normais, colhem entre 15 a 17 hectares equivalendo a uma produção de 4500@ a 5100@  de algodão em caroço, em uma jornada diária de trabalho.

                                              A Máquina
A Máquina: as colheitadeiras de algodão são equipadas com cabines que proporcionam ao operador alto conforto operativo permitindo, através da eletrônica embarcada,  o monitoramento completo da máquina em operação, inclusive da colheita de cada linha e desempenho de cada unidade colhedora, além de total concentração do operador para manter a máquina em  velocidade adequada de  trabalho, e do manejo dos comandos, com eficiência e rapidez

                                                       Transporte da produção
Caso o beneficiamento se realize na própria fazenda produtora de algodão, os fardões ou módulos serão, movimentados e transportados por um caminhão especial, chamado transmódulo (Figura 6) e se for realizado por uma algodoeira prestadora de serviço distante da fazenda produtora, a movimentação dos fardos na lavoura ficará por conta do transmódulo e o transporte, caberá a  uma carreta tipo prancha; portanto, a função do transmódulo é agilizar o processo de transporte dos fardões até a algodoeira. O funcionamento do transmódulo consiste em autocarregar a sua plataforma com o fardão, por intermédio de 11 correntes paralelas e roletes de apoio, transportá-lo a determinado lugar e descarregá-lo na prancha, no pátio da algodoeira ou na área de atuação da piranha. Para a carreta-prancha transportar o fardão (Figura 7), é necessário a interferência do transmódulo para o seu carregamento, e para o seu descarregamento na algodoeira. O transmódulo é um caminhão adaptado que contém uma plataforma de 11,3m de comprimento, com capacidade de transporte de 10 toneladas. A área de algodão atendida por um caminhão transmódulo é de 2000 a 2500ha.
Dúvida: O que pesa mais: 1kg de chumbo ou 1kg de algodão?
R: Os dois tem o mesmo peso, porém o algodão tem um volume muito maior. Quero ver alguém andar com um 1kg de algodão no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário