quinta-feira, 19 de maio de 2011

8ª C Monitoramento Ambiental (Daiane da silva ferreira) 1954


                                     
   Cientistas chineses devem medir novamente o pico mais alto do mundo, o monte Everest, para verificar se ele está encolhendo. 

  Uma pesquisa recente indicou que o pico diminuiu 1,3 metros por causa do aquecimento global.

  O monte fica na fronteira entre a China e o Nepal e a sua altitude há muito tempo tem causado controvérsia.A altitude do monte Everest foi calculada pela primeira vez em 1954 por um técnico indiano.

Usando um teodolito (instrumento que mede ângulos), ele constatou que o ponto mais elevado do mundo tinha 8.848 metros de altitude.

    Entretanto, em 1999, cientistas americanos mediram novamente a montanha usando tecnologia de satélites de posicionamento global (GPS).

 A Sociedade Geográfica Nacional disse que ele tinha dois metros a mais.

Agora, o aquecimento da Terra está provocando um derretimento do gelo da montanha mais alta do mundo, levando-a, aparentemente, a encolher.

 Cientistas chineses vão mapear o Everest em março para verificar as estimativas de que ele está mais de um metro mais baixo.

    O monte dificilmente manterá a mesma altitude na nova medição. 

O movimento das placas tectônicas da Terra está forçando a cordilheira do Himalaia para cima, levando o Everest a "crescer" cerca de um centímetro por ano.
Esse efeito poderia estar contrabalançando em parte a suposta redução do monte por causa do aquecimento global.    

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário