domingo, 15 de maio de 2011

Energia 1965-1966 (Luany Alves 8ª F)


ENERGIA (solar)
O que é a energia?
-Capacidade dos corpos para produzir um trabalho ou desenvolver uma força.
Onde , quando, como e porque surgiu?
Em 2004 a capacidade instalada mundial de energia solar era de 2,6 GW, cerca de 18% da capacidade instalada de Itaipu. Os principais países produtores, curiosamente, estão situados em latitudes médias e altas. O maior produtor mundial era o Japão (com 1,13 GW instalados), seguido da Alemanha (com 794 MWp) e Estados Unidos (365 MW)[11].
Ela surgiu, na busca de diminuir as poluições causadas por outros tipos de energia.

Existe uma divisão da energia ?
Sim, são elas: Energia hidráulica, Energia fóssil, Energia solar, Energia de biomassa, Energia eólica, Energia nuclear, Energia geotérmica e Energia gravitacional.
Destrinchar:
A energia solar é abundante e permanente; renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema. A energia solar é a solução ideal para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como o Brasil onde os raios de sol se incidem em qualquer parte do território durante quase o ano todo. A cada dois dias, o sol proporciona a mesma quantidade de energia que todas as reservas remanescentes de combustíveis não renováveis.
Em países desenvolvidos como o Japão, Alemanha, Holanda, EUA, Espanha, Inglaterra e Itália, o uso de sistemas de energia solar, chamados de fotovoltaicos, tem sido uma saída que substitui outras fontes como o petróleo que já mostra seus sinais de esgotamento.
Essa captação de energia tecnicamente já é viável, porém ainda é muito cara, o que gera um ciclo vicioso, pois quanto menor a demanda, mais caro o produto e quanto mais caro é o produto, menor é a demanda. Alguns estudos mostram que se a energia solar fosse produzida em grande escala, poderia competir economicamente com as fontes tradicionais.


Benefícios:
-A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.
-A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Desvantagens:
-Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
-As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja).




 Curiosidade:
A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).
Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas, nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares. 

Governo vigente:
Em 1965 e 1966 o Presidente da República era: Castelo Branco.
Existe um Ministério que cuide desse tipo de energia?
Sim, é o Ministério de Minas e Energia. Nos anos de 1964 à 1967 passaram-se dois ministros no poder, foram eles: Mauro Thibal e José Costa Cavalcanti.

Barueri:
 Em Barueri não há nenhum campo que utilize a energia solar, apesar de isso já ser uma lei no Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário