segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pablo Murilo 8ºA / Material Contrução de pontes 1945

                         Material Usado em construção de  
                           pontes em  1945


A partir de 1900 começaram a surgir as primeiras pontes com um novo material de construção: o concreto. O concreto armado, naquela época denominado “concreto de ferro”, foi inicialmente utilizado para lajes de tabuleiros, logo depois para nervuras de arcos. TC 058 – PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS – NOTAS DE AULA Somente em 1912, é que se começou a adotar pontes em viga e pontes em pórtico, mas, no entanto, apenas para vãos de até 30 m. Simultaneamente, as pontes em arco de concreto armado atingiam dimensões cada vez maiores. Em 1941-1945 foi construída, na Suécia, a ponte de “Sando” com 280 m de vão livre. As pontes de concreto protendido surgiram a partir de 1938, aproximadamente, porém o seu desenvolvimento foi interrompido pela guerra. Com cabos inclinados já se havia atingido em 1977 vãos de cerca de 300 m (Ponte Pasco-Kennewick, sobre o rio Columbia, projeto de F. Leonhardt).
Uma missivista que acompanhou de perto o inicio das obras assim se expressava em carta dirigida a familiares distantes de Aracati. ...”Estive hoje no serviço da ponte que já tem muita coisa feita. O movimento é intenso, sendo o passeio predileto e curioso do povo”.(agosto/56). Em outra carta datada de Setembro/56 dizia: “Parece que o povo não acredita no que está vendo, num corre-corre de manhã à tarde para ver os serviços feitos que tem avançado muito nesses primeiros 40 dias de trabalho. Já tem vários tubulhões sentados na primeira etapa faltando os suplementos.”

No mês de Setembro de 1956 mais uma vez o vapor Rio Solimões chega ao porto de Aracati para desembarcar nesta ocasião mais de 300 toneladas de material. Chega também ao Aracati o engenheiro responsável pelo serviço da ponte Dr. Raoul Michel de Thuin.


Ponte JK recém inaugurada. 1959.
Enquanto a obra era tocada a todo vapor em Aracati, no Rio de Janeiro nossos amigos parlamentares brigavam pela liberação de mais recursos, pois no orçamento de 1956 a Câmara Federal havia liberado apenas 6 milhões de cruzeiros quando seria necessário muito mais para a continuação da obra. Os serviços só puderam continuar, sem sofrer atraso na programação, Graças ao trabalho do Senador Onofre Muniz que, através de uma emenda no orçamento, conseguiu que fosse liberado mais 10 milhões de cruzeiros.

Em Junho de 1958 depois de 14 meses, a  Ponte Presidente Juscelino Kubitscheck estava terminada, um “sonho de dois séculos” havia se tornado realidade. A ponte custou ao final de concluída 44 milhões de cruzeiros, tendo 460 metros de comprimento por 9.30 metros de largura. Foi constituída em viga reta continua e assentada sobre 24 pares de fundações pneumáticas baseadas em media a 12 metros abaixo do nível da água. O projeto foi elaborado pelo DNER que o executou em cooperação com o DAER.

Um comentário: