domingo, 29 de maio de 2011

Monitoramento Ambiental - 8ª C


                                             Gestão Ambiental 

Desde a elaboração do projeto de  construção da ArcelorMittal Tubarão, ainda na década de 70, a gestão ambiental é uma prioridade. Nossa usina já nasceu com a proposta de ser uma referência em Gestão Ambiental.
Ao longo de nossa história, fomos pioneiros na implantação de novas tecnologias que nos ajudaram a melhorar os indicadores ambientais que medem nossos impactos na qualidade do ar, no uso da água, na gestão sustentável dos resíduos e no consumo e geração de energia.
Neste informativo especial você vai conhecer mais sobre a forma como realizamos os controles dos impactos ambientais atmosféricos.  As informações apresentadas nas próximas páginas mostram a história e os destaques hoje de nossa busca, contínua e incansável, por soluções que garantam o bom desempenho ambiental.
Belo, robusto e eficienteUma história de inovação e qualidadeCom mais de 2,6 milhões de árvores e arbustos o Cinturão Verde da ArcelorMittal Tubarão é bonito de se ver. Mas sua função principal não é embelezar: ele é uma barreira natural no entorno da usina. A altura média das árvores chega a 18 metros, pois isso garante a eficiência na redução da velocidade do vento. Dessa forma, evitamos que o material estocado nos nossos pátios seja arrastado para fora de nossas instalações. A eficiência do Cinturão Verde da ArcelorMittal Tubarão já comprovada em dois estudos 
realizados em 1997 e 2004.MIDwesT ReseARCh INsTITuTenstituição norte-americana, independente e sem fins lucrativos, fundada em 1944 com a missão de desenvolver pesquisas voltadas para o uso da indústria. Atualmente, é considerada como referência em estudos ambientais em todo o mundo. 
do MRI, Gregory e. Muleski, afirmou que o Cinturão Verde apresenta eficiência acima de 85% no controle do vento com velocidade acima de 16 metros por segundo e de 100% para velocidades menores. em 2010, o MRI fará um novo estudo para avaliar a eficiência do Cinturão como barreira natural dos ventos. Além dessa função, o Cinturão Verde também proporciona redução do nível de ruído; contenção da erosão do solo; e paisagismo dentro da usina. em 2009, em mais uma iniciativa sugerida pelos próprios empregados, o Cinturão Verde da ArcelorMittal Tubarão ganhou áreas elevadas, com taludes construídos no entorno da sol Coqueria e de alguns pátios de armazenagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário