terça-feira, 17 de maio de 2011

8ªF Energia Solar e Produção Industrial 1967

                      TÍTULO:PRODUÇÃO  INDUSTRIAL [1967]
Produção Indústrial é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser comercializados.
O processo de desenvolvimento industrial começou no fim do século XVIII e início do século XIX.
Com a chegada da revolução industrial tinha-se uma necessidade de se produzir mais e aparti daí começaram a surgir as industrias.
Nessa técnica existe uma divisão tais quais são:
°industria automotiva
°industria petroquímica
°industria de mineração
°industria de alimentos

Em 1967 a produção de carros era intensa pois eles eram ”novos” no mercado,muitas pessoas achavam os carros incríveis e lindos mas hoje carro é uma coisa normal que nós vemos todos os dias em qualquer lugar.No ano de 1967 foi  lançado o primeiro carro CAMARO da Chevrolet que era muito desejado pelas pessoas.O modelo de carro da VW Karmann Ghia ficou muito famoso pela sua velocidade e seu motor alemão Porsche em 1966 e 1967,era um carro de corrida que tomou conta das pistas brasileiras entre esses anos. O primeiro carro fabricado pela Ford do Brasil foi o Galaxie, já que até 1967 a fábrica só montava utilitários e caminhões. Embora o Galaxie americano fosse amplamente usado em corridas, tanto na Nascar, como em corridas inglesas e no Campeonato Europeu de Turismo, o modelo lançado do Brasil era completamente impróprio para competições. Entretanto, o motor do Galaxie foi usado por Norman Casari em seu protótipo A-1, e eventualmente, já nos anos 90, foram usados Galaxies na Categoria Turismo 5000 pelo Brasil afora.
BENEFÍCIOS DOS CARROS EM 1967
ºTransportava as pessoas num tempo mais rápido que a charrete,cavalo etc.
ºO benefício era só para os ricos nessa época.
DESVANTAGENS DOS CARROS EM 1967
ºSó tinha um tipo de combustível.
ºO carro era feito de chapas muito grossas e quando ocorriam acidentes o impacto era muito forte e por isso as pessoa morriam com o pescoço quebrado e outras coisas.
ºGastava muito combustível.

CURIOSIDADES
Para quem é fã de carros tunados, iria adorar o modelo Corviar da Chevrolet, lançado na década de 60, que foi o primeiro carro de série, usar o turbo. O motor do Corviar possuía 6 cilindros opostos e bloco de alumínio, era refrigerado a ar, contava com 150 cavalos de potência. O Chevrolet Corvette também fez história como o primeiro carro de fibra de vidro, lançado em 1953.
O presidente de 1967 era Castelo Branco  um ditador militar.
O ministro do desenvolvimento da tecnologia e industria era Macedo Soares quem também foi da época da ditadura.













                         TÍTULO:ENERGIA SOLAR[1967]
Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos.Na história ocidental, a primeira aplicação prática da energia solar térmica foi construída por um inventor suíço Horace de Saussure, em 1767. Saussure capturou o sol em uma "caixa quente", feito de vidro, com duas caixas de dentro. Uma dessas caixas foi aquecido a 228 graus Fahrenheit, em questão de horas. Mal sabia ele que sua invenção poderia antecipar dois tipos de sistemas solares térmicos utilizados séculos mais tarde, o aquecedor de lote e de aquecimento de ar solar térmica.
 
O primeiro aquecedor solar parecido com o que conhecemos foi patenteado por Bailey em 1909. Mas a história da utilização da luz solar para aquecer começou bem antes.
As primeiras experiências para entender melhor a capacidade do sol de aquecer a água foram documentadas em 1767 pelo suíço Horace de Saussure, que fez várias experiências com uma caixa revestida com isolamento térmico.

Depois, o norte-americano Clarence Kemp patenteou um aquecedor composto de tanques de cobre que ficavam dentro de uma caixa de madeira, com isolamento térmico e vidro na cobertura. Mas esse sistema perdia muito calor à noite. E foi então outro norte-americano, William Bailey , quem avançou nesse sentido, patenteando um aquecedor solar muito parecido com os modelos que ainda são usados nos 4 cantos do mundo.

Embora o princípio de funcionamento e os equipamentos básicos do coletor de Bailey sejam parecidos com os produtos modernos, o fato é que, através dos anos, os aquecedores solares ficaram bem mais baratos, muito mais leves e duráveis, além bem mais eficientes. E é por isso que o uso de aquecedores solar não pára de crescer no Brasil e no mundo.Até mesmo países frios, como a Alemanha, têm usado cada vez mais essa tecnologia.
Divisão da energia:
ºEnergia eólica
ºEnergia solar
ºEnergia nuclear
ºEnergia hidroelétrica
ºEnergia de gás,óleo e carvão
BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR
º Ele o salvará dinheiro na sua conta de eletricidade se você tiver um em absoluto.
ºA Energia Solar é limpa e renovável e sustentável,ajudando a proteger o nosso ambiente.
º Energia Solar pode ser utilizado para compensar o consumo de energia fornecido por utilidade. Ele só não reduz a sua conta de eletricidade, mas também continuará fornecendo o seu negócio / de casa com a eletricidade no caso de uma perda por vazamento de poder.
DESVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR
ºOs paineis solares têm um rendimento de apenas 25%.
ºAs formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).
ºLocais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
O presidente de 1967 era Castelo Branco  um ditador militar.
José Costa Cavalcanti foi o ministro das minas e energia em 1967.
CURIOSIDADES
Um dos primeiros cientistas a descobrir que os raios solares podiam produzir electricidade chamava-se Antoine-César Becquerel, que inventou uma coisa chamada pilha foto voltaica. Ele deixou um fio de metal mergulhado em um líquido. Quando a luz do Sol bateu no líquido e no fio, ele observou que o fio ficava carregado de energia. Era electricidade acontecendo em um copo de água!









Nenhum comentário:

Postar um comentário