sexta-feira, 20 de maio de 2011

8ªA Construção Civil e Transporte

Construção Civil - 1940


Inauguração do Casino Atlântico, no posto 6 em Copacabana. Construção da primeira piscina do hotel Copacabana Palace. São extintos os últimos lampiões de gás para iluminação pública, nos bairros mais afatsados. Transferência do Museu da Cidade, da escola municipal Dom Aquino Corrêa, em Copacabana, para o parque da Cidade, na Gávea. O museu teve como primeira sede o antigo Palácio da Prefeitura, demolido para aberutra da avenida Presidente Vargas.
No dia 22 de março, inauguração do Teatro Rival.
No dia 12 de abril, o Ministro da Viação e da Fazenda assinam contrato com a Luftschiffbau Zeppelin G.m.H. para estabelecimento de uma linha aérea regular de dirigíveis entre o Brasil e a europa, e para construção de um aeroporto para dirigíveis no Rio de Janeiro. Em outubro, início da construção do hangar em estrutura metálica para dirigíveis no campo de São José nas proximidades de Santa Cruz, incluindo a construção de novo ramal ferroviário para acesso e rodovia macadamizada de 3 km de extensão. Inauguração do edifício da Mesbla, na rua do Passeio.
Lançamento do primeiro número.

A origem da aviação comercial no Brasil para além de fatos e datas.

A década do início da aviação no Brasil é a 1920 . Mas o impulso só veio na década de 1940 , em função das aeronaves americanas excedentes de guerra , adquiridas a baixo custo e em boas condições de financiamento , o que permitiu o surgimento de inúmeras empresas aeréas , quase todas funcionando , no entanto , com estrutura econômica precária .
O detalhe interessante é que o surgimento não - programado da aviação comercial , e ainda que de forma precária , sinalizado na baixa segurança das aeronaves e na incipiente regulação estalae , desenvovel um modal impostante e que se revelou essencial no transporte comercial no Brasil .
O transporte aéreo ganhou importância , em um efeito de integração e de desenvolvimento , em função do amplo território do país ( o que promove uma continuidade e sunilitude com o processo americano ) , de precariedade do transporte rodoviário e dá dificuldade de acesso a pontos longínquos do território , em especial a região norte do país.


Cleber Vinícius Soares de Souza nº04 8ªA

Nenhum comentário:

Postar um comentário