segunda-feira, 30 de maio de 2011

Andressa Nogueira 8ºB


                               Profissão
  
Ano: (1958)

Profissão:Corretor de imóvel

No dia, 27.08, comemora-se o dia do Corretor de Imóvel. Mas, você já se perguntou como surgiu essa profissão e quem foi o primeiro corretor de imóvel do Brasil?
      Ano 1595 - Nos primeiros anos da colonização do Brasil já existia uma preocupação com a comercialização e o registro dos imóveis. O primeiro documento sobre este assunto encontra-se no livro IV, Título VII, das Ordenações do Reino, recompiladas por mandato do rei Felipe I, em 1595, e que assim dizia: "se for senhor de alguma cousa e vender duas vezes a desvairadas pessoas, o que primeiro houver a entrega della será della feito verdadeiro senhor, se della pagou o preço por que lhe foi vendida ou se houve o vendedor por pago della, porque concorrendo assim na dicta venda entrega a cousa e paga do preço, o fazem senhor della''
      Ano 1807 - Antônio Armando Mariano de Arantes Costa foi o primeiro corretor de imóveis do brasil, em 1807.
      
Ano 1958 – Mulheres podem ser corretoras: O Código Comercial Brasileiro, no seu artigo 37, ao especificar os que não podem exercer a função de Corretor, incluía as mulheres. Este quadro só foi alterado a partir de março de 1958, por meio de uma decisão do Tribunal de Justiça, em função da Constituição que revogava o artigo proibitivo constante no Código Comercial.


Cultura/Lazer
       ROBERTO CARLOS, Cantor e compositor, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, em 19 de abril de 1941.
O pai, Robertino, era relojoeiro, e a mãe, Laura, costureira. Aos seis anos, sofreu um acidente e passou a usar prótese em uma das pernas. Em 1950 entrou no Colégio Jesus Cristo e no conservatório de música local, a fim de aprender piano. Por volta dos nove anos, já cantava músicas de Bob Nelson na Rádio de Itapemirim.
Em 1955 foi morar com uma tia em Niterói RJ, onde começou a cursar o ginasial no Colégio Brasil. Pouco depois, mudou-se para Lins de Vasconcelos, subúrbio do Rio de Janeiro RJ, para onde a família se havia transferido e onde fez curso de madureza. Nessa época, já tocava violão e cantava. Começou, então, a trabalhar como auxiliar-administrativo da Delegacia do Ministério da Fazenda. Levado por Otávio Terceiro, colega de curso e produtor do programa Teletur, da TV Tupi carioca, lá se apresentou, em 1957, cantando o rock Tutti Frutti (R. Penniman, J. Lubin e D. La Bostrie).
Em 1958, ainda pelas mãos de Otávio Terceiro, conheceu "a turma da Rua Matoso" (Tijuca), grupo de rapazes liderados por Erasmo Carlos, e com eles formou o conjunto The Snacks, título inspirado no Bar Snack, de Copacabana, onde costumavam ir e que era freqüentado pelos lambretistas. Além dele, faziam parte do conjunto, que depois se chamou The Sputniks, Erasmo Carlos, Tim Maia, China, Arlênio e Trindade. Antes de se desfazer, em fins de 1958, o grupo chegou a tocar nos clubes da Tijuca e em programas como o Clube do Rock, apresentado por Carlos Imperial, na TV Continental, do Rio de Janeiro.
Ainda em 1958, por influência de um primo que era gerente da boate carioca Plaza, conseguiu trabalhar como crooner nessa casa, cantando sambas-canções e bossa nova, no estilo de João Gilberto, acompanhando-se ao violão. No ano seguinte, por intermédio de Carlos Imperial, freqüentou o programa do Chacrinha e gravou seu primeiro disco, em 78 rpm, pela Polydor, interpretando duas músicas do gênero bossa nova, de Carlos Imperial: João e Maria e Fora do tom. O disco passou despercebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário