quarta-feira, 18 de maio de 2011

Energia (Anos 60) keule soares 8ªF

Energia eolica




O Brasil tem grande potencial eólico: cerca de 140 gigawatts, segundo a Atlas Eólica Brasileira publicada pelo CEPEL (Centro de Pesquisas Elétricas da Eletrobrás), concentrado principalmente nas regiões litorâneas, sobretudo na região nordeste. O primeiro parque eólico nacional surgiu em 1988, em Santa Maria, no arquipélago dos Açores, num total de 521 turbinas. Existem vários tipos de tecnologia que permitem o aproveitamento de energia eólica: moinhos de vento, aero motores e turbinas eólicas ou aero geradores. Os moinhos de vento são usados há muito tempo na história da Humanidade, aplicados, primeiramente na moagem de cereais e no bombeamento de água. A energia eólica é uma energia renovável e de baixo impacto ambiental. Não existem emissões de gases na geração, rejeitos efluentes e tampouco consumo de outros bens naturais como a água. Para se ter uma idéia de ocupação de solo, o equipamento ocupa 1% da área da usina eólica, e o restante pode ser ocupado por lavoura ou pastagem, sem transtornos para animais ou plantas. Pode-se morar a uma distância de 400 metros das usinas eólicas sem que seu ruído cause danos ou perturbações ao ser humano. Com a ratificação do Protocolo de Quioto, a geração de energia por fonte eólica poderá se beneficiar fortemente com a emissão dos certificados de carbonos cujos valores poderão ser expressivos, contribuindo assim para melhorar o rendimento econômico dos projetos eólicos. Um aero gerador consiste num gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento. A hélice pode ser vista como um motor cujo único combustível é o vento. A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo também têm grande influência na distribuição de freqüência de velocidade do vento em um único local. Além disso, a quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características do desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados. Turbinas eólicas de eixo horizontal: pode ser de uma, duas, três ou quatro pás. A de uma pá requer um contrapeso para eliminar a vibração. As de duas pás são mais usadas por serem fortes simples e mais baratas do que as de três pás.As de três pás, no entanto, distribuem as tensões melhor quando a máquina gira durante as mudanças de direção do vento. As múltipás não são muito usadas, pois são menos eficientes.

Curiosidades

Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).

Grandes turbinas (aero geradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica.

Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém deste tipo de fonte. Porém, o potencial para exploração é grande.

Principais fontes de energia



• Energia hidráulica

• Energia de biomassa



• Energia eólica



• Energia nuclear



• Energia geotérmica



• Energia gravitacional

Benefícios e malefícios

A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados.

Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aero geradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. É possível ainda a utilização de aero geradores de baixa tensão quando se trate de requisitos limitados de energia elétrica.

É considerada a energia mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades, uma boa alternativa às energias não-renováveis. Apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais. Elas alteram paisagens com suas torres e hélices e podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração, emitem certo nível de ruído (de baixa freqüência), que pode causar algum incômodo, além disso, podem causar interferência na transmissão de televisão. O custo dos geradores eólicos é elevado, porém o vento é uma fonte inesgotável de energia, e as plantas eólicas têm um retorno financeiro a um curto prazo.

Outro problema que pode se citado é que em regiões onde o vento não é constante, ou a intensidade é muito fraca, obtêm-se pouca energia e quando ocorrem chuvas muito fortes, e há desperdício de energia.



MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

Ministro: Edison Lobão



Nenhum comentário:

Postar um comentário