segunda-feira, 30 de maio de 2011

8ªF - Energia - Solar - 1964.(Grupo A - Thainá Paz)


Energia Solar:

A Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (em certo sentido, energia térmica) proveniente do sol e depois é transformada em alguma forma utilizável pelo homem, desde esquentar a água até a energia elétrica. Ela é mais uma das energias renováveis e limpas disponíveis no mundo. Mas apenas um pouco da energia solar disponível é utilizada.

Tipos de energia solar:
Os métodos de captura da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos:
 Direto significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar em um tipo de energia utilizável pelo homem. Exemplo: A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água, por exemplo.
 Indireto significa que precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.

E se classificam em passivos e ativos:
 Sistemas passivos são geralmente diretos, apesar de envolverem (algumas vezes) fluxos em convecção, que é tecnicamente uma conversão de calor em energia mecânica.
 Sistemas ativos são sistemas que apelam ao auxílio de dispositivos elétricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efetividade da coleta. Sistemas indiretos são quase sempre também ativos.

 Energia Fotovoltaica são Células fotovoltaicas capazes de transformar a energia luminosa, do Sol ou outra fonte de luz, em energia elétrica. Uma célula fotovoltaica pode funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz, ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.



 Benefícios:
- Energia limpa, que não poluí e é renovável, que não acaba.
- Não exige muita manutenção
- Pode ser instaladas em lugares de difícil acesso, em pequena escala que não obriga a grandes investimentos em linhas de transmissão. (Ex: A energia das hidrelétricas exigem os longos fios, postes para transmissão).

Malefícios:
- Para se fabricar um painel solar, é usada uma quantidade enorme de energia. A energia usada na fabricação pode ser maior do que a energia gerada por ele.
- Preços muito elevados em comparação aos outros meios de energia.
- As mudanças nas condições do tempo (chuva, por exemplo), a noite que não há produção alguma, o que obriga a meios de se armazenar a energia produzida em locais em que os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
- Frequente cobertura de nuvens e durante meses de inverno, a disponibilidade de energia solar é pouca, causando quedas bruscas na produção de energia.
- Em comparação aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), energia hidroelétrica, e biomassa, as formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes.

Na década de 60, (1964)-Marechal Castelo Branco era o presidente da República,

Surgiram as primeiras pesquisas em relação à energia solar, ela começou a ser usada como alternativa ao petróleo e se espalhar pelo Brasil. Em torno de 1964, mesmo ano em que a banda Beatles “explodiu”.

Nota: O maior produtor mundial era o Japão 1,13 GW, seguido da Alemanha e Estados 
Unidos.

Curiosidade: A energia eólica começou a se popularizar no Brasil ao mesmo tempo em que os Beatles ganharam sucesso.
- A primeira linha de metrô foi inaugurada em 01 de novembro de 1964, e em 2010 uma linha do metrô de Milão, na Itália, passou a ser alimentada por energia solar e, de lá pra cá, 70 mil kg de CO2 deixaram de ser emitidos na atmosfera pela companhia de transporte público da cidade.
- Hoje em dia existem carros movidos a energia solar, e até aviões sendo testados com essa 
energia, entre vários outros produtos. Pelo menos uma calculadora você já deve ter visto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário