domingo, 29 de maio de 2011

Monitoramento Ambiental - 8ª C


Monitoramento ambiental
O uso e o aprimoramento dos processos de monitoramento ambiental vêm se tornando uma demanda da sociedade em todos os ramos da atividade econômica e, sobretudo, nas atividades agrícolas de forte impacto, como é o caso da cana-de-açúcar. A grande polêmica referente à cultura da cana está ligada principalmente à queima que antecede a colheita, e que gera impactos ambientais locais e regionais.
Características
O monitoramento ambiental é um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar - qualitativa e quantitativamente - as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo. As variáveis sociais, econômicas e institucionais também são incluídas neste tipo de estudo, já que exercem influências sobre o meio ambiente.
Com base nesses levantamentos, o monitoramento ambiental fornece informações sobre os fatores que influenciam o estado de conservação, preservação, degradação e recuperação ambiental da região estudada. Também subsidia medidas de planejamento, controle, recuperação, preservação e conservação do ambiente em estudo, além de auxiliar na definição de políticas ambientais.
O monitoramento ambiental permite, ainda, compreender melhor a relação das ações do homem com o meio ambiente, bem como o resultado da atuação das instituições por meio de planos, programas, projetos, instrumentos legais e financeiros, capazes de manter as condições ideais dos recursos naturais (equilíbrio ecológico) ou recuperar áreas e sistemas específicos.
Como exemplo, pode-se citar o monitoramento de um recurso hídrico, que tem os seguintes objetivos:
  • acompanhar as alterações de sua qualidade;
  • elaborar previsões de comportamento;
  • desenvolver instrumentos de gestão;
  • fornecer subsídios para ações saneadoras.
Implantação
A implantação de atividades de monitoramento ambiental necessita de uma seleção prévia de indicadores que expressem as condições qualitativas ou quantitativas do que será medido e avaliado. Esses parâmetros devem descrever, de forma compreensível e significativa, os seguintes aspectos:
  • o estado e as tendências dos recursos ambientais;
  • a situação socioeconômica da área em estudo;
  • o desempenho de instituições para o cumprimento de suas atribuições.
:
A escolha dos indicadores depende dos seguintes fatores:
  • Objetivos do monitoramento;
  • O que será monitorado;
  • Informações que se pretende obter.
Esses parâmetros são medidos em campo, laboratório e em escritório, sendo que alguns são bastante simples e outros, muito complexos.

Rede de monitoramento

Na maioria das vezes, o monitoramento é realizado em vários locais, formando a chamada rede de monitoramento. Trata-se de um sistema que capta dados em várias áreas, com abrangência local, regional, nacional e internacional. A rede é capaz de fornecer uma base de dados comparativa, tanto em relação ao próprio local amostrado quanto a outras regiões. O sistema de coleta de dados aumenta o conhecimento sobre uma determinada região, o que permite tomada de decisões mais acertadas e um planejamento ambiental adequado.

 O uso de cabos submarinos em oceanografia

Faraday foi o primeiro a sugerir, em 1832,
que o movimento das águas, devido às marés,
deveria induzir uma diferença de potencial
periódica susceptível de ser medida entre dois
pontos. Faraday tentou mesmo, mas sem sucesso,
a medição daquela grandeza na zona da ponte de
Waterloo (no rio Tamisa) usando placas de cobre
como eletrodos. O sinal que Faraday procurava
foi medido em 1881, no estreito de Dover, por
Wollaston.
O fenômeno de indução eletromagnética tem
s i d o   amplamente e   u s a d o   n a   c o n s t r u ç ã o   d e
equipamento para medir a velocidade da água em
rios e oceanos. A utilização dos cabos submarinos
para monitorar o fluxo das correntes oceânicas
surgiu, assim, naturalmente. Desde os anos 50
que se fazem observações no cabo que atravessa
o estreito da Florida, entre Cuba e a Florida

Como é realizado?
A implantação de atividades de monitoramento ambiental necessita de uma seleção prévia de Indicadores. Estes são parâmetros que expressam as condições qualitativas ou quantitativas do que está sendo medido e avaliado. Devem descrever, de forma compreensível e significativa:
• o estado e as tendências dos recursos ambientais,
• a situação socioeconômica da área em estudo e
• o desempenho de instituições para o cumprimento das suas atribuições.
A escolha dos indicadores depende dos objetivos do monitoramento, do que se quer monitorar e das informações a obter. Esses parâmetros são medidos em campo, em laboratório e em escritório, alguns com bastante simplicidade e outros com alto grau de complexidade.
O monitoramento envolve um grande esforço para a alocação de recursos humanos e financeiros, o que é uma das dificuldades para implantar um programa contínuo dessa natureza. O processo se inicia com o planejamento, que envolve:
• a definição dos indicadores/ parâmetros a serem avaliados,
• a metodologia e os meios a utilizar,
• o local da amostragem ou de coleta,
• a freqüência da obtenção de dados,
• a metodologia de análise,
• os procedimentos de coleta, preservação, armazenamento e transporte de amostras até o laboratório, para análise,
• os equipamentos necessários,
• a forma de avaliação dos resultados obtidos,
• o processamento e armazenamento das informações,
• a forma de divulgação dos resultados.
A seleção dos indicadores requer um conhecimento preliminar do que existe na área em estudo e de problemas locais. Em outros casos, serve como gerador primário de dados e informações sobre o que existe no local em estudo, fornecendo um diagnóstico das condições ambientais.
A localização dos pontos de coleta deve ter representatividade no contexto do monitoramento e ser de fácil acesso. Os dados podem ser coletados por técnicos (manualmente) ou de forma automática. As estações automáticas são instaladas quando precisamos de informações coletadas continuamente, geralmente em espaços de minutos, horas e dias.

as com � p l N pQ p>

Nenhum comentário:

Postar um comentário