segunda-feira, 23 de maio de 2011

Produçaõ Industrial- 8F

          Em 1935 ano, Hentique Lage criava a empresa denominada Companhia de navegaçaõ Aérea, destimada ao transporte de carga e passageiros e á fabricaçaõ de aviões. Para este ultimo fim seria constituida uma subsidiariada empresa a fabricaçaõ de aviões que, no entanto nunca chegou a contar com a personalidade juridica. A CNNA foi a primeira fabrica de aviões no Brasil.
         Henrique Lage vinha interessanda-se pela aeronaútica desde 1920, quando a costruiçaõ do aparelho Rio de Janeiro. Em 1933, sob a supervisaõ de Guedes Muniz, foicontruido um planador primario na ilha de Viana, denominada Avia empregando madeira nascionais.
         Dezesseis anos depois construçaõ do aviaõ Rio de Jneiro, Lage tornava realidade sua ideia de fabricar aviões no pais. Em março de 1933,o engenheiro belga René Vandeale era contratado pela companhia nascional de navegaçaõ costeira por indicaçaõ de Guedes Muniz. Para a empresa tambem foi contratado o desenhista Frances Del Carli. Os dois seriam responsavel pela conduçaõ da produçaõ dos aviões da serie Muniz para CNNA.
         De 1936, quando se iniciou a produçaõ industrial dos aparelhos, ate 1941, foram fabricados 26 muniz M7, sendo que oito para uso militar e 18 destinados á formaçaõ de pilotos civis nos aeroclubes. Em 30 de setembro de 1936, estavam prontos os primeiros muniz M7 de serie.
        Até fins de 1937, mais de oito aernaves eram entregues.
        O ultimo aviaõ projetado por Guedes Muniz foi o aparelho de treinamento denominado M11. Foi construido no Serviço técnico da Aeronatica, sediado no Campo dos Afonsos. A exemplos do M7 e do M9,o M11era tambem uma aeronavede treinamento primario, mas exprina uma concepçaõ consideravelmente mais avaçada do que seus antecessores. O aparelho contava com im motor Ranger, norte-americano, de 190 cavalos de força. Voou pela primeira vez a 28 de outubro de 1941 e acumulou milhares de horas de võo sem nenhum problema técnico.
      O que é produçaõ industrial?
Produçaõ industrial é as industrias que produzia a tecnologia.
      Quem era o presidente da produçaõ industrial em 1941?
Era Luiz Felipe Marques, diretor tecnico e posteriormente presidente da CNNA.
      Quando se iniciou?
De 1936, quando se iniciou a produçaõ industrial dos aparelhos, até 1941... A produçaõ foi até novembro de 1943.
                                                                Curiosidade
                                                 C.N.N.A      HL-6B  "Cauré"
      O C.N.N.A  HL-6B é um aviaõ para dois tripulantes, destinados ao treinamento primarios de pilotos. Voou pela primeira vez em 1943, sendo produzidas em serie 39 unidades, até 1947.
       Esses aviões prestaram bons serviços a varios aeroclubes brasileiros até meados da década de 1950, quando foram desativado.
      O exemplar em exposiçaõ(matricula avil "PP-RHW"), equipado com um motor Franklin de 130 h.p.., pertenceu á Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná (usando como auxilio a instruçaõ) até 1983, quando foi enviado para o Museu Aerospacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário