domingo, 29 de maio de 2011

Agropecuária e Extrativismo

Definição

Extrativismo-  É um conjunto de atividades econômicas relacionadas à coleta ou extração de recursos naturais do meio ambiente.

As duas formas mais comuns de extrativismo na atualidade são o vegetal e o mineral. No Brasil, por exemplo, o extrativismo vegetal ocorre com maior intensidade na região Norte, com a extração de borracha, castanhas e madeira. Este extrativismo é realizado de forma individual, coletiva ou por empresas.

Agropecuária
-  É a área do setor primário responsável pela produção de certos produtos - primariamente alimentos - através do cultivo de certas plantas e do crescimento de certos animais domesticados. É um termo utilizado para abranger de uma só vez a agricultura e a pecuária.
 Látex
Para extrair o látex, são feitas incisões na casca ou retiram-se camadas  bem finas (sangria). A sangria consiste na remoção de um pequeno volume de casca, em um corte inclinado que permite o escoamento da seiva, líquido denso e viscoso, colhido em pequenas canecas afixadas na extremidade inferior do corte, que endurece lentamente, em contato com o ar. Após 3 ou 4 horas da sangria, o látex é retirado das canecas e acondicionado, onde pode-se adicionar amônia, numa proporção de 0,05% como estabilizador, evitando a coagulação precoce. Antes de iniciar uma sangria é importante estabelecer-se diversos critérios, que irão determinar a vida útil do seringal e sua produtividade.
 
Depois da coleta do látex, as árvores continuam a exudar látex em quantidades menores, por várias horas, esse látex acaba por coagular-se espontaneamente sobre o corte na casca.  Na próxima sangria essa película será retirada e em seguida será feita uma nova incisão. As películas retiradas das diversas árvores podem ser misturadas com as borrachas em processamento. A quantidade de borracha obtida nesse processo constitui entre 15 a 20% do total da produção.
 
O látex contém em suspensão um hidrocarboneto de elevado peso molecular. Por aquecimento e adição de ácido acético coagula formando uma massa gomosa que, depois de separada da água e outros produtos, denomina-se “borracha bruta”. A borracha assim obtida é deformável como gesso e deverá ser processada para adquirir os requisitos necessários para ser utilizada em  suas inúmeras aplicações. 
 




 Aplicações da borracha natural
 
A borracha natural é hoje uma importante matéria-prima, essencial para a manufatura de mais de 40.000 produtos para as mais diversas aplicações, que vão das modestas borrachas para apagar escritos (uma das suas mais antigas aplicações), aos cabos elétricos, às luvas, aos fios de tecidos impermeáveis, aos pneumáticos etc.. 
 
É considerada, ao lado do aço e do petróleo, um dos alicerces que sustentam o progresso da humanidade, sendo,  por exemplo,  um dos principais produtos utilizados na indústria do transporte,  de produtos hospitalares e bélicos.

Presidente - Castelo Branco
Governo - 15/04/1964 - 15/03/1967

Nenhum comentário:

Postar um comentário