quarta-feira, 25 de maio de 2011

Saúde - 8ªD


Saúde...
O que é saúde?
A saúde é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.
No Brasil, segundo a Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. A Constituição também diz que as ações e serviços públicos de saúde são responsabilidade do sistema único de Saúde (SUS) .

Cabe ao SUS fazer a vigilância sanitária. A Vigilância Sanitária está no SUS, assim como o Posto de Saúde em que nos  vacinamos. Ela é o SUS que todo mundo usa, pois todos utilizam diariamente algum produto ou serviço controlado pela Vigilância Sanitária (VISA)

A Vigilância Sanitária (VISA) é uma área da Saúde Pública. Sua missão é proteger e promover a saúde da população, fazendo com que os ambientes em que vivemos e os produtos e serviços oferecidos à sociedade sejam seguros e de boa qualidade. Seu objetivo de acordo com a Lei Orgânica da Saúde, é eliminar, diminuir ou prevenir os riscos sanitários, evitando incapacidades e doenças.

A Visa tem o dever de criar norma, orientar e controlar a fabricação, a venda e o consumo de produtos e a prestação de serviços que, de alguma forma, possam afetar a saúde das pessoas

A Vigilância é um importante instrumento de Cidadania. 
Onde,quando,como e porque surgiu?
Desde a antiguidade, é preocupação do homem proteger sua saúde. A arte de curar por muitos anos ficou entregue a curandeiros, que se incumbiam da assistência as populações.
Ao longo da história humana, os maiores problema de saúde que os homens enfrentaram estiveram relacionados com a natureza da vida comunitária. Por ex: o controle das doenças transmissíveis, o controle e a melhoria do ambiente físico ( saneamento) a provisão de água e comida pura em volume suficiente, a assistência medica, o alivio da incapacidade e o desespero.
A ênfase relativa a um desses problemas variou no tempo, e de inter- relação orientou-se a saúde pública como a conhecemos hoje.
No século XIX, Pasteur, Rock, Lister e outros cientistas marcaram a época com mudança geradas por suas grandes descobertas na área bacteriológica, que consequentemente deram um novo enfoque á saúde pública no mundo .
 A Saúde Coletiva é um movimento que surgiu na década de 70 contestando os    atuais paradigmas de saúde existentes na América Latina e buscando uma forma de superar a crise no campo da saúde. Ela surge devido à necessidade de construção de um campo teórico-conceitual em saúde frente ao esgotamento do modelo científico biologicista da saúde pública.
A saúde pública é entendida neste texto como vários movimentos que surgiram tanto na Europa quanto nas  Américas como forma de controlar, a priori,  as endemias que ameaçavam a ordem econômica vigente e depois como controle social, buscando a erradicação da miséria, desnutrição e analfabetismo. Contudo os vários modelos de saúde pública não conseguiram estabelecer uma política de saúde democrática efetiva e que ultrapassasse os limites interdisciplinares, ou seja, ainda permanecia centrado na figura hegemônica do médico.
Dessa forma, muitos programas de saúde pública, endossados pela Organização Mundial de Saúde, ficaram reduzidos à assistência médica simplificada, isto é, aos serviços básicos de saúde; resumindo: para uma população pobre um serviço pobre.
Existe uma divisão dessa técnica?
Saúde
Bahia - BA
Histórico
A região era primitivamente habitada pelos índios paiaiás.
A primeira penetração no território se deu no início do Século XVIII, por bandeirantes à
procura de ouro e pedras preciosas.
Apresentando solo aurífero e de grande fertilidade, o lugar tornou-se em breve ponto de
irradiação e mesmo de concentração de bandeirantes que dali partiam para as minas já descobertas
em outras paragens.
Em razão da excelência do clima e salubridade da região, esses exploradores deram ao
primitivo acampamento o nome de Saúde.
Em 1838, a capela de Mãe Santíssima edificada pelos jesuítas, foi elevada à freguesia com
o nome de Nossa Senhora da Saúde de Jacobina.
Em 1914, criou-se o município de Saúde. Supresso em 1931, foi restaurado em 1933.
No decorrer de sua história, Saúde teve seu território desmembrado para formar os
municípios de Mirangaba (1961) e Caldeirão Grande, em 1962.
Os nativos de Saúde são chamados saudenses.
Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Caracterizada por uma forte centralização do poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha grande embasamento na economia cafeeira e, portanto, mantinha vínculos com grandes proprietários de terras.
Existia, de acordo com as políticas do "café-com-leite", um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas na presidência do Brasil. O presidente de um partido era influenciado pelo outro partido. Assim, dizia-se: "nada mais conservador que um liberal no poder".

Benefícios:
A promoção de saneamento básico
A profilaxia epidemiológica
A promoção de hospital geral
Hospital especializado;
Postos de Saúde;
Ambulatório de Saúde Mental;
Unidade Básica de Saúde
Centro de Atenção Psicossocial
Desvantagens:
• Exercícios mal orientados;
• Avaliação não específica
• Profissionais incapacitados e leigos sobre a modalidade;
• Febre;
• Hipertensão arterial grave;
• Insuficiência cardíaca grave;
• Embolia pulmonar;
• Aneurisma.
• Diabéticos não controlados.
CURIOSIDADES:

Síndrome do Sotaque Estrangeiro

Após sofrer uma pancada ou qualquer outro tipo de lesão no cérebro, as vítimas desse distúrbio passam a falar com sotaque francês… ou italiano… ou espanhol. A língua varia, mas, na maioria dos casos, as vítimas desconhecem o novo idioma. Segundo cientistas, a pronúncia não é efetivamente estrangeira, só dá a impressão disso. Continue reading ‘10 Doenças Mais Estranhas do Mundo’
O presidente do Brasil em 1933 foi Getulio Vargas...

Comunicação...
O que é Comunicação?
Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade,propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo,jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há umacomunicação mediada.
O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal.
O termo comunicação também é usado no sentido de transportes (por exemplo, a comunicação entre duas cidades através de trens).

Onde,quando,como e porque surgiu?
A Comunicação Organizacional surgiu no Brasil com o desenvolvimento econômico, social e político, quando algumas empresas visualizaram a necessidade de um relacionamento saudável com a sociedade. Uma Comunicação Organizacional bem feita cria um conjunto harmônico, estratégico, de grande valor na empresa.

Este projeto experimental tem o objetivo de criar um planejamento de Comunicação interna entre os Núcleos, Secretarias, Pastorais e o Vigário do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política daArquidiocese de Belo Horizonte; facilitando uma comunicação interna eficiente entre os mesmos.

O Vicariato é uma entidade, sem fins lucrativos, da Igreja Católica e tem por finalidade buscar maior e melhor articulação de todas as forças atuantes na sociedade, visando propiciar melhores condições de vida para a população à margem da sociedade, tendo como espírito norteador a pedagogia de Jesus.

A fundamentação teórica deste projeto apresenta alguns conceitos de Comunicação Organizacional. Para contextualizar este assunto, serão utilizados alguns autores como: Larissa Conceição dos Santos, Gaudêncio Torquato, André Senador, Marcélia Lupetti, Adriana Machado Casali que contextualizaram bem a Comunicação Organizacional.

A metodologia deste projeto baseia-se num briefing da empresa para um maior conhecimento da mesma. Depois será aplicado um questionário através do qual serão detectados reais problemas e, a partir dai iremos propor ações que condizem à Comunicação Organizacional, interna e integrada, a fim de contribuir para que a empresa tenha um maior sucesso nas suas ações.
Podemos dividir a história da humanidade em três importantes eras: agrícola, industrial e digital. Na era digital a sociedade tem recebido o nome de “sociedade da informação”, aquela cuja cultura e economia dependem essencialmente da tecnologia, da comunicação e da informação. Em tese, todos participam de alguma maneira da interação, compartilhando o conhecimento com base nas informações que possuem.
Através da convergência tecnológica, o processo de troca de comunicação é muito facilitado. Hoje podemos processar informações variadas em uma só forma: a forma digital. Diferentes aparelhos são multifuncionais, fazendo uso somente de um pequeno chip. Através de celulares, por exemplo, acessamos a Internet, ouvimos rádio e músicas em formato mp3, enviamos e-mails, fotos, vídeos e mensagens curtas de texto (SMS), entre tantas outras funções.
A era é nova e o nome que deram à sociedade atual é pomposo. Deve-se ter cuidado, porém, em não generalizar, tendo em vista a realidade brasileira que é marcada pela exclusão digital. Com a queda de preços e o crescimento da Internet a inclusão digital tem aos poucos acontecido, mas ainda a passos de tartaruga.
Observemos o que nos ensina Hugo Assmann, professor e Doutor em Teologia, com ênfase em Filosofia da Educação:
“A sociedade da informação é a sociedade que está sempre a constituir se, na qual são amplamente utilizadas tecnologias de armazenamento e transmissão de dados e informação de baixo custo. Esta generalização da utilização da informação e dos dados é acompanhada por inovações organizacionais, comerciais, sociais e jurídicas que alterarão profundamente o modo de vida tanto no mundo do trabalho como na sociedade em geral.
No futuro, poderão existir modelos diferentes de sociedade da informação, tal como hoje existem diferentes modelos de sociedades industrializadas. Esses modelos podem divergir na medida em que evitam a exclusão social e criam novas oportunidades para os desfavorecidos. A importância da dimensão social caracteriza o modelo europeu. Este modelo deverá também estar imbuído de uma forte ética de solidariedade.
A mera disponibilização crescente da informação não basta para caracterizar uma sociedade da informação. O mais importante é o desencadeamento de um vasto e continuado processo de aprendizagem.”
Neste contexto, podemos falar da Internet. A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. A intenção era descentralizar informações valiosas de forma que não fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um único servidor.
Assim, a ARPA (Advanced Research Projects Agency), uma das subdivisões do Departamento, criou uma rede conhecida por ARPANET, ligada por um backbone (“espinha dorsal”, isto é, estruturas de rede capazes de manipular grandes volumes de informações) que passava por debaixo da terra, o que dificultava sua destruição. O acesso à ARPANET era restrito a militares e pesquisadores, demorou chegar ao público em geral, pois temiam o mau uso da tecnologia por civis e países não-aliados.
No Brasil, a conexão de computadores por uma rede somente era possível para fins estatais. Em 1991, a comunidade acadêmica brasileira conseguiu, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, acesso a redes de pesquisas internacionais.
Em maio de 1995, a rede foi aberta para fins comerciais, ficando a cargo da iniciativa privada a exploração dos serviços. Hoje, para conectar seu computador, o usuário paga os serviços de um provedor de acesso ou tem conexão direta.
O fenômeno Internet difere dos outros meios de comunicação conhecidos até agora, haja vista que a postura do receptor no rádio e na televisão é meramente passiva, enquanto em relação à Internet o receptor participa selecionando e emitindo informações.
Há várias maneiras de trocar e obter informações através da Internet, dentre as quais: World Wide Web (www), mecanismos de busca, e-mail (correio eletrônico), peer-to-peer, IRC (Internet Relay Chat), VoIP (voz sobre IP), listas de discussão, bate-papos e mensagens instantâneas. A própria rede, por sua vez, é acessada através de diversos meios, caracterizando o típico exemplo de convergência tecnológica, da facilitação no processo de troca de comunicação. A Internet está presente em computadores, celulares, palms, e diferentes aparelhos multifuncionais.
Voltemos ao tempo. Conseguimos nos imaginar sem esta maravilhosa invenção que hoje é uma oportunidade de atravessar fronteiras, derrubar barreiras e dividir idéias de forma única? Além de tudo, a internet aumenta a capacidade de leitura (também estimulando novas leituras), ajuda a encontrar informações, resolver problemas e, sem dúvida, a adquirir competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho. Fica no ar a pergunta, cuja resposta soa um tanto óbvia para a maior parte dos usuários desta ferramenta incomparável.
Benefícios:
promove a comunicação instantânea e barata com pessoas de diversas partes do mundo; disponibiliza inúmeras informações e dicas, inclusive em tempo real; auxilia em pesquisas; traz praticidade à vida, inclusive no que diz respeito à aquisição de mercadorias; evita o gasto de papel através de diversos meios, sendo o principal os chamados correios eletrônicos (e-mails); difunde promoções e publicidade de forma eficiente e abrangente.
Desvantagens:
possibilita a difusão de crimes e a ocultação dos criminosos da informática; pode viciar as pessoas, retirando a disposição delas para outras atividades; pode se tornar uma fonte de gastos muito grande se não souber usá-la de forma adequada; difunde a pornografia, o racismo e alguns crimes, expondo jovens e crianças; promove o "empobrecimento" do vocabulário e da escrita dos jovens.
CURIOSIDADES:
A comunicação de um modo geral possui técnicas e metodologias, isso é fato! Não se faz comunicação por "feeling", é preciso estudar cenário, objetivo, público alvo, canais de comunicação, clima intern, diagnóstico etc. Isso se você não for um ser predestinado e superdotado. Mas nesse universo também existem as curiosidades, fatos intrigantes que acontecem de maneira idêntica em qualquer empresa.

Um deles é o "fator secretária". É muito interessante examinar como as secretárias nunca recebem e-mails, nunca sabem de campanhas internas, por mais que estas estejam estampadas em cartazes, banners, intranet etc.

O mais engraçado desse fato curioso, é que a reclamação chega sempre pelo gestor de cargo mais alto da empresa, em geral o presidente ou um diretor executivo, que questionou a secretária sobre algumas informações e esta nunca sabe dizer o que é. Bom, aí chega a demanda para a área de comunicação: "precisamos rever a metodologia, os canais internos etc. porque a mensagem não está chegando", ou seja, a comunicação é ineficiente.
Presidente do Brasil  em 1933   era  Getulio  Vargas ...

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