sábado, 14 de maio de 2011

saude

Raio-x

Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ângström (5 pm) até centenas de angströns (1 nm).
Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895, por um físico alemão chamado Wilhelm Röntgen.
A energia dos fótons é de ordem do keV (kilo elétron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A geração desta energia eletromagnética se deve à transição de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.

Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência, polarização, refração, difração, reflexão, entre outros efeitos. Embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz. Max Von Laue

von LAUE, Max (Theodor Felix) (1879-1960) Físico alemão: sugeriu experiências para mostrar a difração de raios X por átomos em cristais.

Von Laue foi um estudante de física em quatro universidades alemãs; foi também um estudante de artes por dois anos. Depois, ensinou física em quatro universidades antes de se estabelecer em Berlim em 1919. Seria ali professor de física teórica ate 1943, quando seu antagonismo à política racista do partido nacional socialista levou-o à renuncia. A partir de 1946, trabalhou para reconstruir a ciencia alemã; morreu num acidente de carro, aos 81 anos. Seus primeiros trabalhos, em óptica, deu sustento à teoria da relatividade de Einstein, mas é mais conhecido por seu trabalho com raios

 
presidente e prefeito
atual presidente do Brasil no ano de 1960 foi o grande Juscelino Kubitschek  que era Partido
Social Democrático
PSD.
E em Barueri tínhamos como prefeito o
João Acácio de Almeida.


ministro da saude

Pedro Paulo Penido

01/08/60 a 31/12/60
Nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 29 de julho de 1904. Em 1924, diplomou-se em Odontologia pela Faculdade Livre de Odontologia e Farmácia. Em julho de 1960, no governo Kubitschek, foi nomeado ministro da Educação e Cultura em substituição a Clóvis Salgado. Em agosto seguinte foi nomeado também ministro interino da Saúde, substituindo Mário Pinotti. Em dezembro, com a nomeação em caráter interino de Armando Falcão para o Ministério da Saúde, afastou-se do órgão.

Odontologia

Odontologia (português brasileiro) ou medicina dentária (português europeu) é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Em Portugal, a Medicina Dentária é um segmento independente, tal como no Brasil é a Odontologia. Cirurgião-Dentista é a denominação dada a estes profissionais no Brasil e em Portugal, os licenciados em Medicina Dentária designam-se Médicos Dentistas. Por saúde oral, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correcta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.
A formação básica inclui disciplinas das áreas de saúde e ciências biológicas, como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia, imunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, próteses, odontopediatria, ortodontia, dentre outras. No segundo ano o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico. A partir do terceiro ano o aluno passa a atender pacientes na clínica da faculdade. O curso dura em média 5 anos, chegando a 6 em algumas faculdades. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Barueri
Em Barueri a odontologia não é tão levada a serio pois em itu minha antiga cidade,a prefeitua mandava dentistas na nossa escola todo mês, acho que nesse setor Barueri tem de melhorar muito.



Fechamento
Este trabalho a cada dia que passa fica mais gostoso de se fazer.E nós da emef Mario Joaquim temos muito que a agradecer nossa profª Carla Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário