quarta-feira, 11 de maio de 2011

Agropecuaria e Extrativismo 8 E


agricultura
 agricultura: É portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas .Há cerca de 12 mil anos atrás, durante a Pré-história, na divisão do neolítico para o paleolitico,foi criado por alguns  povos caçadores-coletores que notaram  alguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às que os originaram.
A batata é originária do Peru, e é um dos vegetais mais utilizados no mundo. Existem seis outras espécies do género Solanum, com menor importância. Já a relação com a batata-doce é pequena, pois não compartilham gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem. Cultivam-se actualmente milhares de variedades de batata.A batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.) é uma planta rústica, de ampla adaptação, fácil cultivo, alta tolerância à seca e de baixo custo de produção. É detentora de caule tenro, que se desenvolve rastejante no solo, impedindo a erosão e o crescimento de plantas daninhas. Suas raízes são tuberosas e variam de forma, tamanho e coloração, conforme a cultivar e o meio ambiente em que são produzidas.
Por ser uma planta natural de regiões quentes, essa cultura requer temperaturas elevadas durante todo o ciclo vegetativo. É uma lavoura muito popular e apreciada em todo o país, estando colocada em quarto lugar entre as hortaliças mais consumidas pela população brasileira. No Nordeste é a principal hortaliça cultivada. É boa fonte de energia, minerais e vitaminas C e do complexo B. Algumas cultivares são ricas em vitamina A, podendo ser consumida assada, cozida ou frita.
tecnicas de plantio:Recomenda-se cortar as ramas um dia antes do plantio para que as mesmas fiquem murchas, mais flexíveis e percam um pouco de água. Usar preferencialmente as pontas das ramas mais vigorosas, tendo-se o cuidado de não quebrá-las durante o enterrío.
Durante o plantio, as ramas são colocadas sobre as leiras transversalmente e, com o auxílio de uma bengala, são enterradas pela base ou pelo meio, devendo-se enterrar três ou quatro entrenós. Quando se enterra um ou dois entrenós, a tendência é produzir batatas graúdas, e quando se enterram muitos entrenós a tendência é produzir muitas batatas pequenas.
maleficios e beneficios:
A batata-doce é um alimento muito versatil,pode ser encontrados em cores diferentes,e como se não bastasse,ainda traz muitos beneficios a saude.A batata-doce e rica em betacarbonato,ela sozinha é capaz de suprir as nescecidades diarias de vitaminas  A do corpo.possui tamben grandes quantidades de vitaminas C,uma batata-doce tem em media um terço da quantidade de vitaminas que nosso corpo prescisa para um dia todo.
GOVERNO:GETULIO VARGAS
MINISTERIO:AGROPECUARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário