quarta-feira, 11 de maio de 2011

Monitoramento Ambiental de Cubatão e Bens De Consumo



Monitoramento Ambiental de Cubatão
A poluição passou a ser sentida de forma acentuada quando as pessoas começaram a viver em assentamentos urbanos de grande densidade demográfica, em consequência da Revolução Industrial, a partir de quando o carvão mineral começou a ser utilizado como fonte de energia. energia.

As inovações tecnológicas ocorridas no século XX e a utilização do petróleo como combustível acentuaram ainda mais essa poluição, bem como os processos industriais e a crescente utilização dos automóveis e outros meios de transporte movidos a combustíveis fósseis, passaram a predominar no cotidiano como agentes poluidores de destaque. destaque.

O crescimento populacional, em todos os aspectos, é responsável pelos maiores impactos negativos causados ao meio ambiente, que só não é maior, no caso da qualidade do ar, devido ao avanço tecnológico no controle das emissões atmosféricas seja ele de fonte industrial ou de fonte veicular.

O consumo de combustível e materiais reflete o mesmo padrão de desiguldade global encontrado no consumo de produtos de produtos finais. Só nos finais. Estados Unidos como menos de 5% da população global, consomem aproximadamente um quarto dos recursos mundiais de combustíveis fósseis, queimando quase 25% do carvão 26% do petróleo e 27% do gás 25% 26% 27% natural mundial. mundial.

Histórico

• Cubatão O problema da poluição do ar de Cubatão pode ser citado como exemplo maior da degradação da qualidade do ar no Brasil já tendo sido chamada de “Vale da Morte” e também como exemplo da capacidade brasileira de reverter a situação.

Histórico • Cubatão A disposição topográfica, mais a concentração populacional e industrial induz à formação de um micro-clima local diferenciado das vizinhanças de Cubatão, principalmente no tocante à dispersão de poluentes. A qualidade do ar de Cubatão é determinada quase que exclusivamente por fontes industriais.

Histórico A relação entre efeitos à saúde e poluição atmosférica foi estabelecida a partir de episódios agudos de contaminação do ar e estudos sobre a ocorrência do excesso de milhares de mortes registradas em Londres, em 1948 e 1952. 1952

No caso da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, o crescimento desordenado verificado na Capital e nos municípios vizinhos, especialmente da região do ABC, a partir da 2ª Guerra Mundial, levou à instalação de indústrias de grande porte, sem a preocupação com o controle das emissão de poluentes atmosféricos, sendo possível a visualização de chaminés emitindo enormes quantidades de fumaça. No início da década de 1980, na região de Cubatão, registraram-se altos níveis de poluição do ar, principalmente com material particulado.

Histórico O monitoramento da qualidade do ar, com a avaliação das concentrações de poluentes no Estado de São Paulo, foi iniciado na Região Metropolitana de São Paulo, em 1972, com a instalação de 14 estações para medição diária dos níveis de dióxido de enxofre (SO2) e fumaça preta.

    



Bens De Consumo
Máquina Fotográfica, deriva do latim – “camara escura” e, o seu formato deriva das descobertas de Leonardo Da Vinci, o qual foi o 1º a descrever os princípios da câmara escura.

No séc. XIX, os primeiros aparelhos a aparecerem foram de Niepce, Talbot e Daguerre. Eram construídos segundo o princípio da câmara escura em uso depois do séc. XVII. Consistiam em duas caixas rectangulares de madeira que corriam uma na outra para realizar a focagem da imagem, com uma abertura para a objectiva e um lugar para a placa fotográfica.
m 1923 é inventado o flash por Herald Edgerdon, e em 1994 é invntada a máquina digital.

Em 1924 surgiu a Ermanox, com uma única chapa fotossensível e com uma objectiva de f2, muito luminosa para a época.




O formato 35 mm (negativos de 24x36 mm) já era usado nas películas cinematográficas e foi aplicado na fotografia em 1921 na câmara Debrie Sept.

Em 1928 a Rolleiflex TLR (uma reflex com duas objectivas gémeas - TLR - "Twin-Lens Reflex"), é colocada no mercado e revela-se desde logo como uma excelente câmara de estúdio.

Os melhoramentos introduzidos nas ópticas das objectivas e a produção em massa de máquinas reflex SLR de grande precisão, a partir das décadas de 50 e 60, com a entrada dos japoneses no mercado mundial, iniciada pela Nikon em 1948, tornaram as 35 mm SLR o modelo mais versátil e popular em todo o mundo, sendo particularmente usadas por fotojornalistas e amadores avisados.

As câmaras de médio e grande formato ficaram essencialmente destinadas à moda, publicidade, retrato e recolha de documentos.


As inovações posteriores em termos de câmaras fotográficas tiveram essencialmente a ver com a evolução das objectivas (zoom), com o avanço dos automatismos das câmaras e fotómetros incorporados e com a introdução do formato APS e do formato digital.

O APS ("Advanced Photo System") foi uma nova geração de filmes (24 mm), máquinas e acessórios, lançada em 1996 pelos principais fabricantes de material fotográfico generalista - Kodak, Nikon, Canon, Minolta, Fuji, Agfa, Olympus e Konica.

O Formato APS combina a química tradicional da fotografia a cores com a tecnologia digital, mas com a massificação da fotografia digital a a partir do início do séc. XXI, tem caído em desuso.

fotos de cameras fotográficas :

Nenhum comentário:

Postar um comentário