domingo, 29 de maio de 2011

Larissa Rodrigues 8ºB


              Profissão: Musico


Conceição 
 (1956)
Samba Canção
Letra: Jair Amorim
Música: Dunga (Valdemar de Abreu)
Maior sucesso da dupla de compositores, ao se utilizarem de um tema já conhecido em outras músicas, da "jovem pobre, inocente e bonita" que se deixa iludir pelas promessas mentirosas dos homens e quando se dá conta onde foi parar, não consegue mais voltar a ser a moça pura e inocente de outrora.
Esse grande sucesso popular deve-se também à magnífica interpretação de Cauby Peixoto, então no auge de sua brilhante carreira; filho de família ligada à MPB, Cauby nasceu em Niterói (RJ), filho de violonista, sobrinho de Nonô grande pianista e primo do grande cantor Ciro Monteiro (Formigão); seus irmãos foram também músicos: Moacyr Peixoto (pianista), Arakén Peixoto (trompetista) e Andyara (cantora).
Cauby é considerado pela imensa maioria dos integrantes da MPB como o maior cantor popular do Brasil, sendo um dos poucos artistas a conseguir manter seu prestígio por cinco décadas, num país que apenas "cultiva a juventude"; sofreu grande influência artística de Orlando Silva e Nat King Cole.
Pode-se dividir a carreira artística de Cauby em 4 fases: a primeira, dos anos 50 onde as fãns "desmaiavam" por ele, num esquema de marketing introduzido pelo empresário Di Veras, quando Cauby transformou-se em ídolo brasileiro pelas ondas da Rádio Nacional, iniciando a época das "macacas de auditório".
Na segunda Cauby entra numa fase de músicas "cafonas" e vai até início dos anos 70.
A terceira fase mostra um cantor no ostracismo, cantando apenas em boates e clubes noturnos sem aparecer na mídia, com roupas extravagantes e atuando de forma teatral.
A partir dos anos 80 com o lançamento do disco "Cauby! Cauby!", o artista consegui reafirmar-se como grande cantor da MPB gravando músicas de Caetano Veloso, Robert & Erasmo e Chico  Buarque; conseguiu voltar à mídia passando a gravar poucas músicas
mas compatíveis com sua grande voz.
Assumiu seus exageros do passado, nunca falou mal de ninguém, sendo muito respeitado e querido por todos os integrantes da MPB. Seu apelido "Professor" é perfeito, pois ele é realmente o mestre de todos os cantores populares brasileiros.



Cultura\Lazer: Teatro
Orfeu da Conceição
Orfeu da Conceição é uma peça teatral escrita por Vinicius de Morais em 1954, baseada no drama da mitologia grega de Orfeu e Eurídice. A trilha sonora da peça foi lançada em vinil no ano de 1956, pela Odeon, com música escrita por Antônio Carlos Jobim e letra de Vinicius.
Em 1959, baseado na peça, foi lançado o filme Orfeu Negro, premiado com a Palma de Ouro, o Oscar e o Globo de Ouro.
Orfeu da Conceição é uma adaptação em forma de peça musical do mito grego de Orfeu transposto á realidade das favelas cariocas. O espetacúlo estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 25 de Setembro de 1956. A peça teve cenários de Oscar Niemeyer.



Barueri: Prefeito

Adonay de Almeida Sylos (26\03\1953 - 25\03\1957)

Nenhum comentário:

Postar um comentário