sexta-feira, 20 de maio de 2011

8ºE GRUPO:A ESTRATIVISMO


Extrativismo

São as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem vegetal, animal, ou mineral.
Esses produtos podem ser cultivados para fim comerciais, industriais e para subsistência, e ela é a atividade mais antiga desenvolvida pelo ser humano.
As técnicas são  extração de ouro, de diamante, de cana de açúcar, prata, castanha do Pará e petróleo, etc.
Esse óleo de origem fóssil, que levou milhões de anos para ser formado nas rochas sedimentares, se tornou a principal fonte de energia do mundo moderno. Aqui no Brasil, a maior parte das reservas está nos campos marítimos, em lâminas d’água com profundidades maiores do que as dos demais países produtores. Encontrar petróleo exigiu da Petrobras conhecimento e tecnologia, além de ousadia e criatividade. Analisar as técnicas existentes, adaptar, aperfeiçoar e inovar para trabalhar em um cenário inédito nos tornou referência mundial no setor.
Maléfico/Beneficio
A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
curiosidade: No Brasil, os piores acidentes aconteceram em oleodutos da Petrobras, na Baía de Guanabara e no Paraná. Para enfrentar os riscos ambientais a Petrobras criou o Programa Pégaso e várias universidades brasileiras desenvolvem pesquisas para criar formas eficientes para a limpeza de áreas degradadas.
Governo - Juscelino Kubitschek 31/01/1956 - 31/01/1961
ministério: ministério do meio ambiente (mma).
ministro:José Otavio Valiante

Nenhum comentário:

Postar um comentário