quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Saúde


 O Instituto Vital Brazil é um dos laboratórios oficiais existentes no Brasil. Atende a todo o setor público, com a produção de aproximadamente 50 medicamentos, produtos biológicosquimioterápicos eimunobiológicos de uso humanosoro antiofídico e realiza estudos e pesquisas nestes campos além do econômico e social.

Serviços que vão dos diagnósticos laboratoriais e epidemiológicos a programas de controle de doenças que ameacem a saúde pública do Estado do Rio de Janeiro. A linha de quimioterápicos envolve, entre outros produtos, os antibióticosanti-hipertensivosanti-retroviraisanti-parasitários e analgésicos. Entre os imunobiológicos, destaque para os soros hiperimunes. Desde 2001, o IVB é o único a produzir soro contra picadas da aranha viúva negra, cujo veneno é muito tóxico e que pode levar à morte. A demanda é nacional. O soro antiaracnídeco faz parte da linha de produção do IVB e é distribuído regularmente ao Ministério da Saúde.

Prédio sede do IVB

O prédio sede do IVB é um orgulho. Trata-se de um exemplar da arquitetura brasileira, projetado e construído por Álvaro Vital Brazil, então com 34 anos, filho do cientista Vital Brazil e um dos grandes nomes daarquitetura moderna brasileira, ao lado de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, os irmãos Marcelo e Milton RobertoAfonso ReidyGregori WarchavchikRoberto Burle Marx e Rino Levi, grandes mestres do século XX e que marcaram o período áureo da nossa arquitetura, entre as décadas de 30 e 60.

Trata-se de uma edificação de quatro andares, projetado e construído durante quatro anos e meio e que ocupa uma área de 4.960 m² num terreno de 107.900 m². Usa elementos característicos do modernismo, como os grandes pilotis redondos e a fachada com pequenos quadrados de vidro, que garantem a iluminação dos corredores e salas. Como na época elevador era usado apenas para transporte de carga, a escada é larga para facilitar a passagem de funcionários, visitantes etc.

O bairro Vital Brazil

O bairro Vital Brazil, em Niterói, é um dos menores da cidade, limita-se com São FranciscoIcaraí e Santa Rosa e surgiu em função do IVB, que instalou-se em área doada pelo governador Raul de Morais Veigapara instalação da sede do instituto, que antes funcionava em Icaraí (Rua Gavião Peixoto, 360). As "instalações melhores" foram construídas numa grande área onde até 1919 funcionava uma olaria. Esta área pertenceu às fazendas Santa Rosa e Cavalão, vendidas e parceladas. As atuais instalações foram inauguradas em 11 de setembro de 1943 com a presença do presidente da República, Getúlio Vargas.


Unidade de produção de plasma

Às margens da Rodovia Via Lagos, em Rio Bonito, fica a Fazenda Castelo usada como unidade de produção de plasma. São 27 alqueires, onde são criados 127 cavalos mestiços usados para a produção de plasma, matéria-prima para produção dos soros produzidos pelo IVB. No ano passado foram produzidos 6,6 mil litros de plasma e a previsão para 2007 é de 7 mil litros.


Museu Vital Brazil

Na cidade de Campanha, a mais antiga do Sul de Minas Gerais, a casa onde o cientista nasceu abriga hoje um pequeno museu. Construída em 1830, com arquitetura do período colonial, telhas feitas a mão porescravos e paredes de pau-a-pique. Ali estão expostos aos visitantes pesquisas, documentos, certidões, fotografias e livros. Inaugurado aconteceu em 1988, o local funciona hoje como centro divulgador dos trabalhos e da vida do cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário