quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Agropecuária




 Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves, entre outros. Conjunto de atividades ligadas à agricultura e à criação de gado.
 Com o incremento da produção agropecuária em Minas Gerais, o então presidente do Estado, Arthur da Silva Bernardes, tomou a iniciativa de criar uma escola que oferecesse bases para o desenvolvimento de atividades agropastoris. Sua intenção era dotar o Estado de um bom estabelecimento que, à maneira de instituições similares nos Estados Unidos, tivesse uma atuação baseada no ensino, na pesquisa e na extensão.
 Agropecuária é a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves entre outros. As principais sub-divisões da agropecuária são a agricultura e pecuária. O termo agronegócio é empregado geralmente para designar a agropecuaria juntamente com outras atividades econômicas ligadas ao setor agropecuário.
 Com base em relatórios da comissão designada para os estudos de localização, em fins de dezembro de 1921 foram aprovados os planos e a planta da futura Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), criada formalmente pelo Decreto nº. 6.053, de 30 de março de 1922.
 A direção do novo instituto foi entregue a Arthur Neiva, seu idealizador. Duas grandes divisões marcariam suas frentes de atuação: a Divisão de Defesa Vegetal, chefiada por Adalberto Queiroz Telles e onde ficaram alocados os membros da Comissão de Estudo e Debelação da Praga Cafeeira, agora extinta; e a Divisão de Defesa Animal, dirigida por Henrique da Rocha Lima. Como Neiva, Rocha Lima era um 'discípulo de Oswaldo Cruz', tendo sido da primeira geração de pesquisadores de Manguinhos, e voltava da Alemanha, onde desenvolvera grande parte de seus trabalhos científicos.
 É aprovada no Congresso a Lei Celerada, que restringe as atividades do movimento operário e permite ao governo intervir nos sindicatos.
  O Congresso Nacional sanciona o Projeto de Fidélis Reis, que prevê o oferecimento obrigatório do ensino profissional no país.
 Em 1927, Júlio Prestes assumiu o governo de São Paulo, com Fernando Costa na pasta da agricultura. Ambos eram receptivos ao projeto do Instituto Biológico, reapresentado após modificação à Câmara dos Deputados. Já não mais se restringiria à defesa da agricultura, mas incluiria a defesa sanitária animal, estendendo o raio de ação da instituição à pecuária, ramo para o qual se direcionava cada vez mais avidamente o capital de cafeicultores preocupados em diversificar sua pauta de investimentos. Criado em 26 de dezembro de 1927, através da lei 2.243, o Instituto Biológico de Defesa Agrícola e Animal se inseriu num programa mais amplo de reformas encetado por Júlio Prestes na estrutura administrativa da agricultura.
 Em 1927 os sufrágios de seus correligionários o elegeram Deputado Federal. Nesse ano teve participação destacada na fundação do Partido Democrático Nacional (1927).Joaquim Francisco de Assis Brasil (São Gabriel29 de julho de 1857 — 24 de dezembro de 1938) foi um advogadopolíticooradorescritorpoeta,prosadordiplomata e estadista brasileiro; propagandista da República. Foi fundador do Partido Libertadordeputado e membro da junta governativa gaúcha de 1891.

Nenhum comentário:

Postar um comentário