quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Comunicação


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Jornal

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação teve início em 1919 com a criação do Jornal do Commercio pelo jornalistaempresário e políticoparaibano F. Pessoa de Queiroz.
Diário da Noite foi outro periódico da empresa, de circulação vespertina, tendo, porém, vida curta.


Rádio

Em 1948, F. Pessoa inaugurou a Rádio Jornal do Commercio, cujo slogan era: Pernambuco falando para o mundo, ancorado em seus transmissores com potência de 100 kw.

Em 1951 a interiorização do rádio teve início, com a Rádio Difusora de Caruaru, seguida das rádios difusoras de PesqueiraGaranhuns e Limoeiro.

Televisão

TV Jornal do Commercio, em 1960, foi a primeira emissora de televisão de Pernambuco


Crise

Em 1970 o Sistema Jornal do Commercio entrou em crise financeira, com reflexos nos três setores: jornal, rádio e televisão. A crise deveu-se ao afastamento de seu fundador, que foi assumir o mandato deSenador por Pernambuco, e a má gerência então exercida pelo seu filho, Paulo Pessoa de Queiroz.
Em 1974 a Justiça Federal decretou a intervenção no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
A crise financeira foi responsável pelo fechamento das emissoras de rádio existentes no Interior de Pernambuco e do Diário da Noite, o primeiro a sofrer.


Mudança de controle acionário


A sucessão de crises administrativas e financeiras do grupo levou a uma grande greve em 1987, que resultou na mudança de controle acionário. O SJCC foi adquirido pelo empresárioJoão Carlos Paes Mendonça, então proprietário da rede de supermercados Bompreço, iniciando a formação do Grupo JCPM, com a aquisição de ações e a administração de shopping centers no Brasil.

Recuperação

A mudança de controle acionário e de administração levou o Sistema a uma recuperação. Atualmente, o Jornal do Commercio vem mantendo uma liderança há vários anos no setor de jornais impressos. A TV Jornal é afiliada ao SBT. A Rádio JC FM (90,3), que outrora tinha uma programação popular, agora integra a rede CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário