quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Lazer E Cultura. 8ª B

Lazer


Década 1940: a fase pessimista
O pessimismo e o medo gerados pela Segunda Guerra Mundial vai influenciar este período. O existencialismo de Jean-Paul Sartre , Simone de Beauvoir e Albert Camus vão influenciar os autores desta época. Na Inglaterra, George Orwell faz uma amarga e triste profecia do futuro na obra 1984







Cultura


No início do período republicano brasileiro, as questões em torno da educação popular
se resumiam em diminuir o analfabetismo da população. A estrutura política sofrera
alterações substanciais e as oligarquias assumiram o poder sem abrir mão dos
privilégios sociais e políticos criando um cenário merecedor de especial atenção e
pesquisa. A década de 1920 apresenta-se com relevante importância no cenário histórico
e educacional brasileiro. Depois da Primeira Guerra Mundial, além do crescimento
industrial, o Brasil, também, passou a intensificar e diversificar suas relações comerciais
e financeiras, principalmente, com os Estados Unidos da América. Juntamente com as
mudanças econômicas vieram as transformações culturais. A década de 1930 destaca-se
pelas mudanças ocorridas no âmbito da política, da economia e da sociedade brasileira,
mais, grande parte destes acontecimentos tiveram suas origens, ainda, na década de
1910 e 1920. Distante deste cenário de inquietações teóricas e políticas, uma outra
realidade se apresenta, principalmente, em regiões em que o processo de colonização
ainda era incipiente abrindo um grande campo para as pesquisas educacionais,
principalmente por não serem numerosos os trabalhos em torno de temas educacionais
nestas regiões. Para discutirmos políticas educacionais e a história da educação na
região do atual município de Concórdia no Estado de Santa Catarina nas décadas de
1920 e 1930, inicialmente precisamos investigar alguns aspectos da política e da
economia em nível nacional, considerando que as ações educacionais se constroem
historicamente, como parte integrante do processo de constituição do ensino público
elementar, tentamos reconstruir elementos históricos que contribuíram para a formação
das políticas educacionais brasileiras para posteriormente analisarmos suas influências
mais diretas em nível regional. A década de 1920 é para a maior parte do interior do sul
do Brasil, um momento de dificuldades estruturais em todos os setores e a educação
formal era realidade para poucos. O atual município de Concórdia, na época distrito de
Cruzeiro, com o nome de Queimados, revelava tais condições. De modo geral este
estudo revela parte da História da Educação Catarinense destacando as condições
educacionais e sociais do período inicial da História do Município de Concórdia,
procurando relacionar fatos locais com a política econômica e educacional do Brasil.

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