quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cultura - 8ª B


Em 1923 o Vasco da Gama transformou o “football” em futebol, se recusando a excluir de seu elenco jogadores negros, mulatos e pobres. Era uma exigência feita pela liga carioca da época para que ele permanecesse no campeonato. A nova camisa 3 do Vasco, feita pela Penalty, é uma réplica da que era usado por este time. Junto, ela traz uma mão aberta, simbolizando esta atitude de inclusão do futebol.
Em um aplicativo social, milhares de pessoas estão abrindo mão do preconceito, da mesma forma que o Vasco abriu mão de participar do Campeonato de 1924. Dentre todos estes participantes, 1923 serão escolhidos e terão as suas mãos e nomes impressos nos muros de São Januário.
Por trás desta história inspiradora tem muita tecnologia. Primeiro, um sistema de reconhecimento de mãos. Ele pega a imagem das mãos na webcam e as transforma em vetor. Este vetor, por sua vez, é enviado para a Giant Printer. Uma impressora gigante, feita por geeks dinamarqueses, que é literalmente acoplada nos muros e imprime uma imagem fiel às capturadas pelos usuários do aplicativo.
E, é óbvio, com tantos elementos inovadores, não faltou argumentos para conseguir uma grande cobertura da mídia e em 3 semanas já posicionar a Fan Page da Penalty como uma das 30 maiores entre as marcas que atuam no Facebook no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário