quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Meio ambiente


Terminado o conflito mundial o país voltou a crescer, atingindo na década de 1920 um dos períodos áureos da industrialização municipal. O crescimento econômico nessa etapa decorre principalmente da expansão do setor siderúrgico, capitaneado pela Cia. Siderúrgica Belgo Mineira, e fortalecido por algumas empresas localizadas na região metalúrgica, especialmente nos municípios de Caeté, Rio Acima e Belo Horizonte.
Em 1925 inaugura-se a duplicação da Usina do Rio das Pedras, com a montagem de um novo gerador de 2.200 kwatts, batizada de Usina Mello Vianna, dobrando a capacidade daquela planta. Rio das Pedras seria ainda ampliada em 1929, e, continua até hoje a gerar energia elétrica, sob a direção da CEMIG.
A década de 1920, apesar das crises políticas - movimento dos tenentes e Coluna Prestes, que culminaram com a Revolução de Outubro de 1930 -, foi um período de pujante crescimento econômico. O aumento da produção siderúrgica refletiu-se sobre a economia regional, contribuindo para o fortalecimento.
A economia da cidade passou a contar com vários empreendimentos siderúrgicos nas redondezas, representando não só muitos empregos, como também a dinamização do mercado local.
No final dos anos 20 tem início a construção de estradas de rodagem ligando Belo Horizonte a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário