quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O que é tomate?



O que é tomate ?
O tomate  é o fruto do tomateiro, Embora coloquialmente considerado legume, não é uma fruta, é uma hortaliça. De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não-comestíveis.

Onde,quando,como e porque surgiu?
 A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e do consumo (e mesmo a seleção genética) do tomate como alimento à civilização inca do antigo Peru, o que deduzem por ainda persistir, naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas(de cor verde) conhecidas apenas ali.
Estes acreditam que o tomate da variedade Lycopersicum cerasiforme, que parece ser o ancestral da maioria das espécies comerciais atuais, tenha sido levado do Peru e introduzido pelos povos antigos na América Central, posto que foi encontrado amplamente cultivado noMéxico.
Outros estudiosos acreditam que o tomate seja originário da região do atual México, não apenas pelo nome pertencer tipicamente à maioria das línguas locais (náuatles), mas porque ascerâmicas incas não registraram o uso do tomate nos utensílios domésticos, como era costume. Os primeiros contestam tal objeção, pelo fato de que muitas outras frutas e alimentos dos incas também não foram representados nas cerâmicas.


A interrogação que martela a cabeça de quem gosta de cozinhar (e de comer) é a mesma que levou anos atrás o italiano Sauro Scarabotta, chef do Friccó, a campo: por que é tão difícil encontrar tomates de boa qualidade no Brasil?

À época, ele visitou uma estação experimental de tomates em Paulínia (no interior de São Paulo), andou pela plantação e provou mais de 40 frutos. Voltou com o bagageiro do carro lotado e fez uma pilha de tomates na entrada do restaurante. Ao oferecê-los aos clientes, ouviu de muitos: "Não, eu não gosto de tomate".

"É claro, só tinham comido tomate ruim", diz Scarabotta, que cresceu vendo a avó e a mãe cultivarem o fruto para consumo próprio. "Procurei muito porque achava uma pena um país com um clima tão bom não ter um tomate gostoso."

Benefícios

O Tomate é um alimento rico em vitaminas A, B e C, além de ser um excelente tempero e ter funções que podem ser administradas como remédios.

Como benefícios o tomate traz a estimulação da secreção gástrica e da ação depurativa do sangue, é auxiliar em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre.


Favore o crescimento e a ossificação, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

CURIOSIDADES

É eficaz em tratamentos contra a caspa e queda de cabelos. No caso de queimaduras de Sol, o suco de tomate pode ser passado no local várias vezes por dia.

Algumas pesquisas dizem que o tomate pode ser auxiliar na prevenção de doenças cardíacasjá que uma substância que envolve suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação, de coágulos. 
Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário