quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bens de Consumo



Calçados 1912 á 1917

As feministas decretam o fim dos espartilhos, estes foram substituídos por vestidos que assumem dimensões menores e inteiras, as saias imitavam saias de "harém" do Oriente Médio, ou seja, de comprimento até os tornozelos. Paul Poiret estilista de grande destaque, influenciado pelas tendências Orientais foi duramente criticado. Algumas saias eram tão estreitas que era quase impossível mover. 

Os calçados e as meias, também ficaram mais exóticos e coloridos, Poiret influencia Perugia, que cria uma coleção com estilo Oriental, enfeitadas com jóias.

A Grande Guerra (1914 a 1918) mudou a vida das pessoas de modo dramático. Homens foram lutar na Europa e as mulheres passam a integrar os quadros de funcionários das indústrias, necessitando de calçados mais práticos e confortáveis.

Como parte dos esforços de guerra, as coleções de calçados e vestuário são encorajadas a serem menos frívolas. O vestir e o calçar ficaram mais utilitários e com um ar masculinizado, logo os comprimentos dos vestidos e saias começam a subir devido à escassez de tecido que toma o marcado devido à guerra. Até mesmo os teatros mais tradicionais, declaram opcionais ou desnecessários os trajes de gala.

Os calçados dos homens e mulheres ainda continuavam bastante semelhantes, as botas atadas sobre as pernas voltam à moda. 

Neste momento aumenta bastante a variedades de materiais utilizadas na confecção dos calçados, inclusive couros misturados a telas coloridas ou gabardine para forma aspectos de tons harmonizados, alguns couros foram invertidos para formar camurças e suedes, os enfeites ficavam a cargo de fivelas removíveis em aço, filigree prateados, diamante e marcasite.

Com o fim da guerra a moda sofre uma drástica mudança, a roupa esporte começa a se popularizar e logo passou a ser incorporada no cotidiano. Nos Estados Unidos com o desenvolvimento da borracha, desenvolveu-se o primeiro tênis, chamado de "Keds" em 1917.

Neste momento as indústrias inicializaram a produção de todos os estilos de calçados, portanto a moda calçadista nunca mais seria a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário