quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Meio ambiente



Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral.
Os constituintes do meio ambiente compreendem fatores abióticos, como o clima, a iluminação, a pressão, o teor de oxigênio, e bióticos, como as condições de alimentação, modo de vida em sociedade e para o homem, educação, companhia, saúde e outros. Este artigo refere-se aos aspetos ecológicos do meio ambiente.

A agressão ao meio ambiente atinge a nós mesmos. Ou será que não somos personagens dessa história? Somos todos agentes transformadores e, se estamos utilizando essa capacidade para transformarmos para o mal, também podemos utilizá-la para o bem. As pessoas, de maneira geral, passaram a reconhecer a necessidade de uma mudança dê comportamento diante das questões ambientais, e isso inclui o ato de protestar e denunciar.

De maneira incisiva ou irônica as pessoas buscam se expressar. A Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), por exemplo, lançou de 1982 a 2005, a "Lista Suja" , uma espécie de lista negra que relacionava os agentes que mais contribuíam para a degradação ambiental em Minas Gerais e no país. Na capital paulista, houve um tempo em que foi criado um "prêmio” para o candidato que mais poluía a cidade com suas propagandas, o Troféu Porcolino. Nesta mesma linha de ação, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulga semestralmente, a lista de empregadores que exploraram trabalho escravo (Ministério do Trabalho e Emprego, 2009).

A fiscalização e a conscientização tem sido apontadas como importantes estratégias para o enfrentamento dos problemas que afetam o meio ambiente. Neste sentido, é interessante a experiência da Divisão de Fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em São Paulo, que percebeu que a consciência ambiental da população aumentou muito nos últimos anos. Os indicadores dessa mudança são o aumento da quantidade de denúncias e a qualificação que as pessoas adquiriram por meio de campanhas educativas realizadas pelo governo, por organizações da sociedade civil e pela mídia.

O lixo é um dos principais problemas que afligem cidades do mundo inteiro. Outras questões, como desmatamento, queimadas, poluição atmosférica, qualidade da água, comércio de animais silvestres, poluição de mananciais, perda de biodiversidade, também estão na pauta de discussões dos problemas ambientais que enfrentamos diariamente, porém apenas como espectadores.

Em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário