sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Energia Hidroelétrica - 1916



O que é Energia?
Em senso comum o uso da palavra energia associa-se geralmente à capacidade para executar trabalho ou realizar uma ação.
A energia hídrica tem sido utilizada pelo Homem desde há bastantes séculos, inicialmente apenas na produção de energia mecânica para, por exemplo, a moagem de cereais e para bombear água. A produção de energia hidroeléctrica surgiu durante o final do século XIX e o início do século XX, após a invenção do gerador eléctrico e do desenvolvimento de turbinas mais eficientes. Estes sistemas permitiram a produção de energia eléctrica em Centrais de pequena e média dimensão que alimentavam redes eléctricas locais e regionais. Ao longo da primeira metade do século XX assistiuse a outra mudança, aquando da expansão da rede eléctrica e da construção de redes de alta tensão para o transporte de energia a maiores distâncias. Surgiram então as Centrais hidroeléctricas de grande dimensão, com várias centenas de MW de potência instalada, construídas em cursos de água com elevado potencial hídrico.

Em 1914, os municípios de Mafra e Canoinhas passaram a receber 420 kW de energia gerada pela Usina São Lourenço e, em 1916, a cidade de Blumenau foi beneficiada pela primeira usina de porte do sistema catarinense. Com 6.300 kW de capacidade instalada, a Usina Hidrelétrica de Salto Weissbach constituiu um marco na história econômica da região, contribuindo para que a atividade industrial se desenvolvesse mais aceleradamente.
A Primeira Guerra Mundial e a grave crise econômica que a sucedeu tiveram seus reflexos também nos investimentos com geração de energia em Santa Catarina, que na época já contava com 4 usinas de porte, ativadas num período de 9 anos – registrando-se, ainda neste período, duas ampliações sofridas pela Usina do Piraí, com acréscimo de 400 kW à sua capacidade original.
De 1916 até meados da década de 30, registrou-se apenas uma ampliação da ordem de 700 kW na Usina do Piraí, beneficiando a cidade de Joinville que, em 1928, já contava com 1.500 kW gerados pela usina.

Existe uma divisão dessa técnica?
Sim existe como:

*energia solar

*energia eólica

*energia nuclear

A energia hidrelétrica é a energia que vem do movimento das águas, usando o potencial hidráulico de um rio e os desníveis naturais (queda da água) ou artificiais. Essa energia é a segunda maior fonte de eletricidade do mundo. Frequentemente constroem-se represas que reprimem o curso da água, fazendo com que ela se acumule em um reservatório denominado barragem.
Toda energia elétrica gerada dessa maneira é levada por cabos, dos terminais do gerador até o transformador elevador. 
A energia hidrelétrica apresenta certos problemas, como consequências sócio ambientais de alagamentos de grandes áreas.
No Brasil, a grande disponibilidade de rios de planaltos e a carência de petróleo, carvão mineral e gás natural levaram o poder público a optar pela hidreletricidade como principal ma- triz energética.
Vantagens da energia hidroelétrica

*Não é necessário qualquer combustível.

*Não é criada poluição do ar.

*Funciona facilmente durante o pico de cargas diárias.

Desvantagens da energia hidroelétrica

*Alteram funcionamento dos rios;

*Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos;

*Pode causar inundações.  
O Presidente de 1916 era Woodrow Wilson...

Nenhum comentário:

Postar um comentário