Indústria automotiva
O Brasil chega ao final de 1960, com uma população de 65.755.000 habitantes e um total de 321.150 veículos produzidos desde o início da implantação do parque industrial automotivo. Mais de 90% das indústrias de autopeças foram instaladas na Grande São Paulo. E foi no Estado de São Paulo que ficou instalado o maior parque industrial da América Latina, dando um importante impulso para o rápido crescimento econômico paulista. O ano de 1960 mostrou dois novos produtos ao mercado brasileiro. O primeiro foi o Aero Willys, um carro herdado de um projeto americano que havia sido desativado por insucesso. Lá as versões desse automóvel eram conhecidas como Aero-Ace, Aero-Wing, Bermuda (um cupê duas portas), fabricado pela Willys Overland dos EUA, com os componentes mecânicos dos Jeep Willys.
O ferramental veio ao Brasil e a Willys começou a produzir automóveis (apenas os modelos 4 portas). Eram carros duros, com uma linha arredondada de gosto muito discutível, mas que representava na época a única opção para quem não quisesse entrar num Simca e precisasse de um automóvel maior que os VW, DKW e Dauphine. Seu motor era bom: seis cilindros em linha, o usado no Jeep (que mais tarde passou a ser usado nas Rurais e nos demais modelos derivados do Jeep, e até mesmo nos Mavericks fabricados pela Ford). Esse motor tinha uma característica incomum: a válvula de admissão situava-se no cabeçote, mas a válvula de escapamento ficava no bloco.
Ainda em 1960 foi lançada a segunda novidade: o JK, em homenagem ao patrono da Indústria Automobilística Nacional, Juscelino Kubitschek.
Curiosidades
De tempos em tempos a palavra recall, de origem inglesa, que pode ser traduzida como "chamar de volta", ocupa páginas de jornal, anúncios de TV e espaços nos noticiários, colocando grandes empresas na indesejável evidência de vir a público chamar seus clientes para trocar produtos defeituosos. Freqüentemente, o processo destaca os riscos de segurança envolvidos. A prática do recall é facilmente associada à indústria automobilística, desde seu início nos anos 1960, quando o advogado americano Ralph Nader, descobriu e denunciou defeitos em um modelo de automóvel. A partir daí, praticamente todas as montadoras tiveram que passar pela desagradável, mas instrutiva experiência de corrigir seus erros. Empresa nenhuma deseja passar pelo pesadelo de vir a público admitir erros graves, gastar milhões em publicidade de um evento negativo para sua imagem, entulhar seus depósitos com produtos defeituosos, substituí-los gratuitamente e ainda arcar com todos os custos envolvidos na operacionalização da coisa toda. Mesmo assim, um recall não é o fim do mundo. Algumas empresas, com habilidade e marketing, conseguem tirar alguma vantagem do desastre, reconhecendo a falha antes que ela se torne pública e tomando medidas preventivas que lhe reforçam a imagem de companhia séria, preocupada com a segurança.
Industrias
• Indústria de abrasivos
• Indústria aeroespacial
• Indústria aeronáutica
• indústria agroalimentar
• Indústria agroquímica
• Indústria alimentícia
• Indústria automobilística
• Indústria bancária
• Indústria de bebidas
• Indústria bélica
• Indústria de briquedos
• Indústria do calçado
• indústria cafeeira
• Indústria de cerâmica
• Indústria de cimento
• Indústria cinematográfica
• Indústria corticeira
• Indústria da construção civil
• Indústria do couro
• Indústria elétrica
• Indústria eletro-eletrônica
• Indústria energética
• Indústria extrativa
• Indústria façonista
• Indústria farmacêutica
• Indústria ferroviária
• Indústria de fiação
• indústria discográfica
• Indústria geral
• Indústria gráfica
• Indústria de iluminação
• Indústria de instrumentos musicais
• Indústria de jóias
• Indústria de laticínios
• Indústria madeireira
• Indústria de malha
• Indústria de maquinaria
• Indústria metal-mecânica
• Indústria metalúrgica
• Indústria de mineração
• Indústria da moda
• Indústria de moldes
• Indústria motociclística
• indústria de móveis
• Indústria naval
• Indústria ótica
• Indústria papeleira
• Indústria paraquímica
• Indústria pesada
• Indústria petroquímica
• Indústria química
• Indústria de refino
• Indústria de refrigeração
• Indústria siderúrgica
• Indústria de software
• indústria do fumo
• Indústria térmica
• Indústria têxtil
• Indústria de tintas
• Indústria de transformação
• Indústria do turismo
• Indústria vidreira
• Indústria vinícola
Beneficios e maleficios
Uma idustria automotiva, produz carros para nós nos locomovermos de um lugar para outro com mail agilidade e facilidade, mas este mesmo carro queima combustível e solta uma enorme fumaça, que destrói a camada de ozônio, provocando o aquecimento global.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Ministro: Fernando Damata Pimentel
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