A regra da
regulação (intervenção estatal) nos anos de 1960
A
fase seguinte da aviação civil doméstica no Brasil passou a contar com intensa
intervenção estatal, resultado das CONAC’s (Conferências Nacionais da Aviação
Comercial). O modelo de liberdade para constituição e permanência das empresas
aéreas chegava ao fim. Sob o condicionamento do interesse público, o governo
brasileiro estimulou fusões e estabeleceu um regime de competição controlada.
Além disso, a regulação estatal passou a regular fortemente a escolha das
linhas aéreas – os trajetos de vôos – e também a fixação de valor dos bilhetes.
Nos
anos 1960, em uma tentativa de sustentação da aviação regional, tal como
definido acima, desenvolve-se de forma clara a concessão de subsídios para as
empresas aéreas, em especial as que operavam as antigas aeronaves DC-3,
Catalina ou C-46 [12] nas rotas de médio e baixo potencial de tráfego, com
pequena viabilidade econômica. O programa de subsídios, suplementação
financeira do governo que seria a marca da estruturação do setor aéreo até a
década de 1990, ficou conhecido, nessa época, como RIN – Rede de Integração
Nacional.
Sob o
ponto de vista econômico, para concessão do subsídio, as linhas de baixo
potencial econômico transportavam até 5.000 passageiros/ano e as de médio
potencial, até 20.000 passageiros/ano. Buscava-se incentivar as rotas
regionais, com a permanência do modal de transporte aéreo para pequenas e
médias localidades, ainda com o espírito integratório e em razão da deficiência
da malha de transporte rodoviário.
Nos
anos de 1960, o setor aéreo moldou-se, depois da falência de algumas empresas,
fusões de outras e intervenção estatal, em torno de seis empresas, que dividiam
rotas domésticas e internacionais, configuração que permaneceria durante muitos
anos, mesmo diante do novo desenvolvimento da aviação regional nos anos 1970.
As seis empresas eram: Varig, operando domesticamente e rotas para América do
Norte; Vasp, operando domesticamente de forma exclusiva; Cruzeiro do Sul
(adquirida pela Fundação Ruben Berta em 1975 e absorvida pela Varig em 1992),
operando domesticamente e rotas para América do Sul e Central; Panair (que
encerrou forçosamente suas atividades em 1965), operando domesticamente e rotas
para Europa e Oriente Médio; Sadia (em 1972 tornou-se Transbrasil), operando
domesticamente de forma exclusiva; e Paraense (faliu em 1970), também operando
domesticamente.
Presidente do Brasil no ano de 1960 era Juscelino kubitschek
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