HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de
Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao
tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou
a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em
1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais
rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do
rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela
Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio
Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
|
|
A ESTAÇÃO: A estação de Valentim Gentil foi
inaugurada comoJacilândia no final de 1949. Em 1950, a EFA
transferiu a construção ali existente para Estrela D'Oeste, mais
à frente, e construiu um prédio provisório de madeira para Valentim
Gentil, já com o nome atual (relatório EFA - 1950). Em 1986, o
prédio definitivo, dos anos 1950, já havia sido transformada pela Prefeitura
Municipal em estação rodo-ferroviária, e atualmente (09/2001) é apenas a
rodoviária, depois do fim dos trens de passageiros no trecho em 1997. "Em
Valentim Gentil, a estação é atualmente mais uma
|
Este trabalho
discutiu a verticalização urbana de Londrina no período de 1950 a 2000, tendo
como principal objetivo analisar a produção vertical do espaço urbano
londrinense. Apresenta a distribuição espacial dos edifícios de 4 e mais
pavimentos, visando compreender um dos aspectos do tão acelerado e intenso
processo de construção de edifícios nesta cidade. Em síntese significa, quando,
como, onde e por que foram construídos edifícios em Londrina. Para obtenção dos
dados, realizamos um levantamento junto ao Corpo de Bombeiros de Londrina,
utilizandosedos projetos contra incêndio. Visando a complementação de
algumasinformações o levantamento prosseguiu junto à Prefeitura Municipal de
Londrina, mais precisamente na Secretaria de Cadastros Imobiliários e, para
finalizar realizamos uma pesquisa através da Lista Telefônica da Editel e
Classificados de Imóveis da Folha de Londrina e observações empíricas na
cidade, sendo estas últimas voltadas principalmente a coletar informações
referentes a nomes e localização dos edifícios. Todavia, esse levantamento deu
origem a uma parte imprescindível de nossa pesquisa, referente aos edifícios
com 4 e mais pavimentos, cujas datas correspondem à aprovação dos projetos no
Corpo de Bombeiros e não necessariamente a data do Alvará ou Habite-se dos
mesmos. Para um melhor entendimento realizamos a discussão do processo,
utilizando a mesma formulação que Silva (2002) sobre a divisão das classes de
pavimentos: 4 pavimentos, 5 a 8 pavimentos, 9 a 14 pavimentos e 15 e mais
pavimentos. Confeccionamos uma planilha com dados da verticalização de Londrina
do período 1950-2000, produzindo assim, inúmeras tabelas e gráficos. A partir
desta, realizamos a construção de vários mapas, apresentando a localização dos
edifícios na área urbana em cada década estudada e a localização dos prédios de
cada classe de pavimento adotada. A distribuição espacial verificada através do
mapeamento vertical é resultado da produção do espaço para diferentes camadas
sociais, taxas de lucro, distintasdimensões de prédios que dão a idéia da
desigualdade na e da produção do espaço intra-urbano por intermédio da
localização dos edifícios. O período 1950-2000 totalizou a construção de 1559 edifícios
com 4 e mais pavimentos, sendo 17 prédios edificados no primeiro período, 45 no
segundo, 137 no terceiro, 801 no quarto e 559 no quinto e último período
analisado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário