O Transporte aéreo é
o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O
transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes
ou de alto valor.
A partir da Segunda
Guerra Mundial a aviação
comercial assistiu
a um grande desenvolvimento, transformando o avião em um dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.
O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para
a redução da distância-tempo, ao
percorrer rapidamente longas distâncias. Rápido, cômodo e seguro o avião
suplantou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas
distâncias.
Este meio de transporte implica construção de
estruturas muito especiais. Os aeroportos requerem
enormes espaços e complicadas instalações de saída e entrada dos voos. Por
outro lado, os custos e a manutenção de cada avião
são bastante elevados. Tudo isto contribui para encarecer este meio de
transporte.
Voar sempre foi um dos grandes sonhos da humanidade.
Primeiro vieram os balões, no final
do século
XVIII, que ganhavam os céus graças à utilização de gases mais leves que o ar, como hidrogênio e hélio. Em 1900, o conde alemão Ferdinand
von Zeppelin ia mais
além, inventou o zepelim, um
enorme dirigível, feito
de metal e cheio de hidrogênio.
Três anos depois, em 1903, os irmãos estadunidenses Wilbur e Orville Wright deram um voo ainda mais alto.
Eles conseguiram manter uma embarcação por 59 segundos no ar. Era um avião primitivo,
que foi lançado por uma espécie de catapulta. Mas
quem conseguiu pilotar um avião pela primeira vez, sem rampas nem ajuda
externa, foi o brasileiro Alberto
Santos Dumont, em 1906. Isso foi na França e o nome do avião era 14-Bis.
Dumont também foi o primeiro a controlar o voo de um veículo mais leve que o ar, o dirigível
N-6, auxiliando em muito os intentos de Zepelim.
Até hoje, estadunidenses e brasileiros disputam o título de inventor do avião. Para os
estadunidenses, foram os irmãos Wright, por serem os primeiros a voarem com um
aparelho mais pesado que o ar e com um motor
a combustão interna, embora não haja provas concretas deste
voo através de filmagens e houvesse apenas três testemunhas no local além dos
irmãos. Para os brasileiros, Santos Dumont, por ser o primeiro a voar sob os
olhares dejuízes e de uma multidão, além da
cobertura feita pela imprensa na época e a existência ainda
hoje de uma gravação em rolo do momento em que o 14-bis deixava o chão. A
verdade é que a invenção do brasileiro, além de melhor documentada foi mais
eficiente, porque voou por conta própria, somente com o impulso dado pelo motor, ou
seja, por seus próprios meios. A dos estadunidenses necessitava de um impulso
externo, ou seja, não obteria a velocidade necessária por seus próprios meios.
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