domingo, 10 de abril de 2011

Monitoamento Ambiental na década de 90 8ªC


PROPOSTA DE NOVA METODOLOGIA PARA MONITORAMENTO DA
VEGETAÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS


A aplicação do método de levantamento aéreo com o objetivo de realizar monitoramento ambiental foi realizada pela primeira vez no Brasil em 1991. O método consiste em anotar a cada intervalo de 1 km o hábitat situado imediatamente abaixo da aeronave perfazendo um total de 11.570 registros para todo o Pantanal. Foram identificados dezesseis tipos de vegetação (fito fisionomia), discriminados por sub-regiões e total (Pantanal) como percentual da área. Também foram anotados os impactos existentes como desmatamentos, queimadas e introdução de pastagens cultivadas, discriminadas por fito fisionomias. Das informações geradas com esta metodologia sobre impacto ambiental, obtiveram-se estimativas de áreas com pastagem cultivada e desmatadas em toda a planície, discriminadas por sub-regiões e por Fito fisionomias. Estimou-se o índice de desmatamento para o período de amostragem de 1990/91.


Conclusão

 A vantagem desse método é poder associar, acompanhar, a vegetação com a ocorrência e abundância de fauna de grandes vertebrados, além de permitir avaliar as alterações naturais (nível de inundação) e artificiais (desmatamento, queimada, sub e superpastejo) na vegetação, que pode explicar em parte o estado de conservação dessa fauna.
 A metodologia de levantamento aéreo para avaliação de impacto ambiental e distribuição e quantificação da vegetação mostrou-se possível e confiável, sendo uma opção de baixo custo para áreas extensas, por ser de fácil adoção.

Presidente(a): Fernando Afonso Collor de Melo ( Fernando Collor )
Ministra do meio ambiente: Izabela Teixeira


Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário