terça-feira, 5 de abril de 2011

8ª F - Produção Industrial - Carros (Grupo A) - 2004


Produção Industrial - Carros:

 Joseph Nicolas Cugnot, francês, em 1765, construiu um automóvel de três rodas, acionado a vapor. Mas só em 1885, na Alemanha, Karl Benz inventou um motor movido a gasolina. 
 Apesar de Benz ser creditado pela invenção do automóvel moderno, vários engenheiros já pesquisavam simultaneamente sobre o assunto. Décadas mais tarde, Henry Ford passou a fabricar em série automóveis, principalmente o Ford T, fabricado de 1908 a 1927, cujas vendas ultrapassaram os 15 milhões de unidades. 
 A invenção dos carros se deu obviamente pela necessidade de locomoção rápida, cômoda, com pouco esforço e segurança.

Hoje em dia, existem carros movidos a álcool, gasolina, diesel, gás natural, os elétricos e os movidos a hidrogênio, mas que ainda não são muito acessíveis. E vários outras formas estão sendo estudadas e aprimoradas.



Benefícios
  •   Com um carro, você pode viajar uma longa distância, confortavelmente, em minutos e com poucos esforços, para qualquer lugar que tenha estradas e ruas.
  •  Não precisa esperar nada, como esperar o ônibus no ponto (e não tem ônibus na madrugada), você simplesmente pega o carro e sai a hora que quiser.

 Malefícios
  • Talvez uma longa distância não seja percorrida em minutos, devido ao excesso de carros, causando um trânsito intenso, no qual o motorista fica parado em um lugar por horas;
  •  A facilidade de comprar um carro hoje em dia aumenta mais ainda a quantidade de carros. Quanto mais compram, mais produzem carros.
  •   Muitos motoristas não têm cautela, não respeitam o trânsito e acabam piorando a situação, provocando acidentes, brigas por causa de desentendimentos entre motoristas ou simplesmente impaciência e ignorância durante o trânsito intenso. A embriaguez tem uma grande influência nessa questão. Inclusive o stress.
  • A poluição sonora durante a confusão do trânsito, como buzinas e até o barulho do motor dos carros.
  •  A poluição ambiental é uma das maiores críticas e problemas dos carros. Hoje já existem modelos menos poluidores como os movidos a gás natural, mas a inclusão deles ainda é pequena.
  • A facilidade de locomoção causa um sedentarismo nas pessoas, que acabam somente andando de carro, surgindo assim vários problemas de saúde.

(Uma das soluções para diminuir o excesso de carros, a poluição, é o uso de transportes públicos, como o ônibus, trem, metro, etc.)


Hoje em dia existem várias montadoras de carros no Brasil, algumas são:
- Honda Automóveis do Brasil Ltda.
- Ford Motor Company Brasil Ltda.
- General Motors do Brasil Ltda (GM)
- Renault do Brasil S.A.

Alguns fatos do ano de 2004:
- Em 2004 a produção industrial teve um dos mais altos crescimentos, comparando aos anos anteriores.
- O modelo Fiat Stilo 2005 inovou com o Kit Connect, que traz um sistema de viva-voz para telefone celular com tecnologia Bluetooth. O recurso, graças a uma parceria entre Fiat, TIM e Nokia, permite aos ocupantes do veículo falarem ao telefone através do aparelho de som do carro, sem a necessidade de ligação por cabos.
- A Fiat ficou em 1º lugar como a maior montadora de carros do Brasil e em 8º lugar como a maior montadora de carros do mundo.
- Ford e BP (EUA) formam parte do projeto para teste de veículos movidos a hidrogênio.
- Neste ano, o Ford GT 2005 atingiu 330 km/h e foi um dos superesportivos mais velozes do mundo. 
  
Curiosidade: Muitos duvidam dos carros elétricos, mas já existem alguns em teste que percorrem uma velocidade mais alta do que os a gasolina ou álcool.

(por Thainá Paz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário