segunda-feira, 4 de abril de 2011

8ª C - MONITORAMENTO AMBIENTAL E BENS DE CONSUMO (1974)

MONITORAMENTO AMBIENTAL 
  
O uso e o aprimoramento dos processos de monitoramento ambiental vêm se tornando uma demanda da sociedade em todos os ramos da atividade econômica e, sobretudo, nas atividades agrícolas de forte impacto, como é o caso da cana-de-açúcar. A grande polêmica referente à cultura da cana está ligada principalmente à queima que antecede a colheita, e que gera impactos ambientais locais e regionais.

Características
O monitoramento ambiental é um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar - qualitativa e quantitativamente - as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo. As variáveis sociais, econômicas e institucionais também são incluídas neste tipo de estudo, já que exercem influências sobre o meio ambiente.
Com base nesses levantamentos, o monitoramento ambiental fornece informações sobre os fatores que influenciam o estado de conservação, preservação, degradação e recuperação ambiental da região estudada. Também subsidia medidas de planejamento, controle, recuperação, preservação e conservação do ambiente em estudo, além de auxiliar na definição de políticas ambientais.
O monitoramento ambiental permite, ainda, compreender melhor a relação das ações do homem com o meio ambiente, bem como o resultado da atuação das instituições por meio de planos, programas, projetos, instrumentos legais e financeiros, capazes de manter as condições ideais dos recursos naturais (equilíbrio ecológico) ou recuperar áreas e sistemas específicos. 
Como exemplo, pode-se citar o monitoramento de um recurso hídrico, que tem os seguintes objetivos:
  • acompanhar as alterações de sua qualidade;
  • elaborar previsões de comportamento;
  • desenvolver instrumentos de gestão;
  • fornecer subsídios para ações saneadoras.
Implantação
A implantação de atividades de monitoramento ambiental necessita de uma seleção prévia de indicadores que expressem as condições qualitativas ou quantitativas do que será medido e avaliado. Esses parâmetros devem descrever, de forma compreensível e significativa, os seguintes aspectos:
  • o estado e as tendências dos recursos ambientais;
  • a situação socioeconômica da área em estudo;
  • o desempenho de instituições para o cumprimento de suas atribuições.
A escolha dos indicadores depende dos seguintes fatores:
  • objetivos do monitoramento;
  • o que será monitorado;
  • informações que se pretende obter.
Esses parâmetros são medidos em campo, laboratório e em escritório, sendo que alguns são bastante simples e outros, muito complexos.

Rede de monitoramento
Na maioria das vezes, o monitoramento é realizado em vários locais, formando a chamada rede de monitoramento. Trata-se de um sistema que capta dados em várias áreas, com abrangência local, regional, nacional e internacional. A rede é capaz de fornecer uma base de dados comparativa, tanto em relação ao próprio local amostrado quanto a outras regiões. O sistema de coleta de dados aumenta o conhecimento sobre uma determinada região, o que permite tomadas de decisão mais acertadas e um planejamento ambiental adequado.

Um comentário:

  1. Olá galerinha! Queria parabenizar a todos, por esse excelente trabalho! Continuem assim, e muito sucesso, à vocês e a sua linda professora. Dois beijos à todos!!! Laura Dantas.

    ResponderExcluir