terça-feira, 20 de setembro de 2011

Transporte


O que é transporte?
Transporte em sentido geral é a ação ou o efeito de levar pessoas ou bens de um lugar a outro.
Onde, Quando, Como, Porque, surgiu o transporte maritimo ?
Dizem que foi na época das Grandes Navegações. Mas começou bem antes, na Antiguidade Oridental. Muitos povos antigos (as primeiras civilizações) ja utilizavam meios de transporte marítimo para ações comerciais. Povos como os egípcios, fenícios, persas, mesopotâmicos..
Existe uma divisão dessa técnica referida?Quais?
Aéreo
Animal
Espacial
Ferroviário
Hidroviário
Humano
Marítimo
Rodoviário
Teleférico
Tubular
Destrinchar:
O transporte marítimo pode englobar todo o tipo de cargas desde químicos, combustíveis, alimentos, areias, cereais, minérios a automóveis e por ai adiante. A carga chamada carga geral é transportada em caixas, paletes, barris, contentores etc
Beneficios:
O transportes maritimos consome apenas um décimo do combustível requerido pelo transporte terrestre.a navegação é um meio de transporte mais eficaz em termos energéticos em relação a outros meios e deve ser mais utilizada do que nos mares e oceanos da Europa.
Malefícios:
Segundo o estudo da ONU, as emissões anuais da frota mercante, de 1,12 bilhão de toneladas de gás carbônico, são o dobro das causadas pelo transporte aéreo, normalmente tido com um vilão do aquecimento global. A navegação responde por 4,5% do total de emissões do mundo, que devem aumentar em mais de 30% até 2020.
Curiosidade:
No mundo, cerca de 70% de todas as mercadorias que circulam são transportadas por meio de transporte marítimo. Tal fato é resultado da gigantesca capacidade de transporte de carga dos navios.
Governo vigente:
Presidente da República: Rodrigues Alves mandato: 15 de novembro de 1902 á 15 de novembro de 1906
Mistério:
Ministério do Transportes : Epitácio Pessoa (interino) mandato: 13 de dezembro de 1900    25 de fevereiro de 1901 e             Alfredo Eugênio de Almeida Maia  mandato: 25 de fevereiro de 1901 á 8 de março de 1902

Nenhum comentário:

Postar um comentário